ORIGEM E FORMAÇÃO DA HIDROSFERA

735 palavras 3 páginas
ORIGEM E FORMAÇÃO DA HIDROSFERA

Inicialmente o planeta Terra era uma bola incandescente. Ao sofrer o resfriamento de sua superfície, desprendeu-se grandes quantidades de vapores e gases. O vapor d’água, que ia se desprendendo da superfície da crosta, subia para a atmosfera e formando grossas camadas de nuvens, que por sua vez, provocavam chuvas constantes. Durante muito tempo, as chuvas depositaram uma grande quantidade de água na superfície terrestre e foram se acomodando nos locais mais baixos do relevo originando assim, os primeiros rios, lagos e oceanos. O planeta Terra é formado por 75% (¾)de água (doce e salgada) e apenas 25% (¼) de terra (continentes e ilhas).

* Hemisfério Norte 50 % coberto por água

* Hemisfério Sul 90 % coberto por água

Fica bem mais fácil entender isso olhando no globo terrestre: toda a parte em azul representa a água, enquanto que a parte em verde representa a terra.

Apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por massas líquidas, a água doce não representa mais do que 3% desse total.

* 97,5 % oceanos: Índico, Ártico, Antártico, Atlântico e Pacífico.
* 2,5 % rios, lagos, etc. (água doce).

Apenas um terço da água doce - presente nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera - é acessível. O restante está concentrado em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos, conforme mostra o resumo abaixo:
0,3% nos rios e lagos.
68,9% nos pólos, geleiras e icebergs.
29,9% em leitos subterrâneos.
0,9% outros.

A água potável é um recurso finito, que se espalha em partes desiguais pela superfície terrestre. Se, por um lado, seu ciclo natural se responsabiliza pela sua manutenção tornando-a um recurso renovável, por outro, suas reservas são limitadas.
A água doce disponível no planeta se apresenta cada vez mais insuficiente para matar a sede da

Relacionados