Origem e formaçao do petroleo

Páginas: 11 (2599 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
PETRÓLEO – SUA ORIGEM E FORMAÇÃO

SUMÁRIO

1 Introdução.............................................................................. 3

2 Desenvolvimento

2.1 Petróleo............................................................................. 4

2.2 Os principais derivados do petróleo e sua utilização ........ 5

2.3 Métodos de purificação.................................................. 7

2.4 Processos de hidrogenação e fracção do petróleo.......... 8

2.5 Energia solar fotovoltaica ............................................... 9

3 Conclusão............................................................................. 10

4 Referências......................................................................... 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem porfinalidade relatar a origem e formação do petróleo, bem como seus métodos de purificação, seus derivados e aplicações industriais, os métodos de extração, e por fim a proposta de um método de energia alternativa, já que o petróleo por ser um combustível fóssil tende a acabar, pois não é uma fonte de energia renovável.

ORIGEM E FORMAÇÃO DO PETRÓLEO
A idade do nosso planeta, a Terra, é calculada embilhões de anos. As jazidas de Petróleo, não tão idosas, também têm idades fabulosas, que variam de um a quatrocentos milhões de anos. Durante esse período, aconteceram grandes e inúmeros fenômenos, como erupções vulcânicas, deslocamento dos pólos, separação dos continentes, movimentação dos oceanos, ação dos rios e acomodação da crosta terrestre. Com isso, grandes quantidades de restos vegetais eanimais se depositaram no fundo dos mares e lagos, sendo soterrados pelos movimentos da crosta terrestre sob a pressão das camadas de rochas e pela ação do calor. Esses restos orgânicos foram se decompondo até se transformarem em Petróleo. Aos detritos de rochas, resultante da erosão da crosta terrestre pela ação da natureza dá- se o nome de sedimentos.
Por longo tempo, os sedimentos foram seacumulando em camadas, dando origem às rochas sedimentares. As diversas camadas dessas rochas formam as bacias sedimentares. Essas bacias cobrem vasta área do território brasileiro, em terra e no mar.
A existência de acumulações de Petróleo depende das características e do arranjo de certos tipos de rochas sedimentares no subsolo. Basicamente, é preciso que existam rochas geradoras que contenham amatéria-prima que se transforma em Petróleo e rochas-reservatório, ou seja, aquelas que possuem espaços vazios, chamados poros, capazes de armazenar o Petróleo. Essas rochas são envolvidas em armadilhas chamadas trapas, compartimentos isolados no subsolo onde o Petróleo se acumula e de onde não tem condições de escapar. A ausência de qualquer um desses elementos impossibilita a existência de umaacumulação petrolífera. Logo, a existência de uma bacia sedimentar não garante, por si só, a presença de jazidas de Petróleo. A jazida é, então, uma rocha cujos poros são ocupados pelo Petróleo. No entanto, isso não significa que toda rocha sedimentar contenha uma jazida. Sua busca é tarefa árdua, difícil, de alto custo e exige muita paciência.
PETRÓLEO
Durante milhares de anos, esse óleoinflamável que brota naturalmente das rochas em algumas regiões do planeta foi utilizado por diferentes povos, como romanos, chineses e incas, para atividades específicas. A partir de meados do século XIX, porém, o petróleo começou a ser aplicado em maior escala nos Estados Unidos, como substituto do óleo de baleia na iluminação e do carvão mineral na produção do vapor. O crescimento exponencial de suaaplicação veio em 1930, com a invenção do motor de combustão, que deu origem à chamada II Revolução Industrial.
Foi durante esse período que derivados como gasolina e óleo diesel passaram a ser usados como combustível para os meios de transporte, o que fez com que a substância rapidamente se transformasse na principal fonte da matriz energética mundial.
Comercialmente, existem dois tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é o petróleo, sua origem e formação.
  • Origem e formação do petróleo
  • ORIGEM E FORMAÇÃO DE PETROLEO
  • Origem do petroleo
  • Origem do petróleo
  • origem do petróleo
  • Origem do petroleo
  • A origem do petroléo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!