Origem e expansão da língua portuguesa

Páginas: 3 (523 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015
A língua portuguesa está entre as mais faladas e conhecidas do mundo. Juntamente com o espanhol, o catalão, provençal francês, italiano, rético, sardo e romeno, é uma língua que possui suas raízesno latim vulgar. Essas línguas são chamadas de línguas românticas, latinas ou neolatinas, e são consideradas um tipo de continuação do latim de onde se originam. Ou seja, de maneira pouco explicativa,a língua portuguesa, na verdade, veio da antiga Roma.

História da origem de nosso idioma
O latim, inicialmente, era o idioma falado no antigo Império Romano, mas possuía “subdivisões”, estas eram:O latim clássico: que era mais polido e mais culto, usado pelas classes dominantes do império, e também por poetas, senadores, filósofos, etc.
O latim vulgar: era um latim mais acessível aopovo, utilizado pelas classes consideradas mais baixas.
Daí surge a pergunta “Então porque a língua portuguesa não veio do latim clássico?”, a resposta está na época em que os conquistadores romanosdominaram a península Ibérica. Pois eles não introduziram o latim clássico, e sim o latim vulgar, que acabou originando todas as línguas posteriores naquela região – não só o português.

E Portugal?Após todo o processo de invasão de bárbaros na península Ibérica, depois da romanização destes bárbaros, passadas as lutas entre os mouros e cristãos e a proclamação de independência pelo rei Dom AfonsoHenriques, Portugal via sua sociedade sendo formada durante o processo de transição do feudalismo (que se encontrava em crise) para as atividades econômicas, sendo assim, a nação “florescia” numaépoca de grande crescimento urbano, o que acabou transformando aquela sociedade que ainda nem estava definida.

Quanto ao latim vulgar em Portugal, foi passando por transformações, sendo mesclado aodialeto local, adquirindo suas próprias características. Este latim, no local, não desprezava as diversas línguas faladas ali antes do domínio romano. Portanto, era inevitável que a língua portuguesa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem da Língua Portuguesa
  • A origem da língua Portuguesa
  • A origem da língua portuguesa
  • A Origem Da Lingua Portuguesa
  • A Origem da Língua Portuguesa
  • a origem da lingua portuguesa
  • A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
  • a origem da língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!