Origem e evoluçao dos principios contabeis

Páginas: 20 (4757 palavras) Publicado: 26 de abril de 2012
ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Paulo César Martins de Oliveira

Resumo:

O objetivo do presente estudo foi demonstrar a evolução dos princípios contábeis. Para tanto, abordou-se o entrelaçamento da Contabilidade com os dispositivos legais no Brasil, e procurou-se identificar os pontos que demonstram a influência destes, na instituição dos padrões e normas contábeis existentes,bem como os importantes trabalhos publicados por renomados pesquisadores que também contribuíram para os atuais Princípios da Contabilidade, além de artigos e resoluções publicados sobre o assunto.

Palavras-Chaves: Contabilidade, Princípios Contábeis, legislação.

ORIGIN AND EVOLUTION DOS ACCOUNTING PRINCIPLE

Paulo César Martins de Oliveira

ABSTRACT:
The goal of the study presentwas to demonstrate the evolution of the accounting principles. For so much, it boarded the tangle of the Accounting with the legal devices in Brazil, and it tried itself identify the points that demonstrated the influence of these, in the institution of the standards and existing accounting rules, as well as the important jobs also published by renowned researchers who contributed for the Accountingcurrent Principles, besides goods and resolutions published about the origin and evolution of the Accounting Principles.

Words-keys: Accounting, Accounting Principles, legislation.

ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Introdução

Existem vestígios da prática da contabilidade por volta de mais de 7.000 anos antes de Cristo, descobriram que havia numa caverna um desenho de umanimal parecido com um carneiro, e um monte de “pauzinhos” ao seu lado, havia um espaço na pedra e logo depois, outro desenho de um outro carneiro e mais alguns “pauzinhos”, porém agora com uma quantidade de “pauzinhos” diferentes do primeiro desenho, o que nosso primo pré-histórico fez, foi nada mais nada menos do que uma contagem física, atualmente no meio contábil chamado de inventário.
O presenteartigo tem por objetivo evidenciar como se deu a origem e evolução dos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos no Brasil. Busquei através de Revisão de Literatura, descrever como se deu essa evolução até os atuais documentos conceituais de contabilidade, onde estão descritos os Princípios Contábeis vigentes no Brasil.
O trabalho se justifica pela importância do estudo dos conceitos sobrePrincípios Contábeis, por sua aplicação prática na contabilidade. Além disso, os princípios não são estáticos, nem verdades absolutas e extremamente teóricas; são premissas instituídas de acordo com a realidade, portanto, passíveis de mudanças e desenvolvimento de acordo com as alterações sofridas pela economia, pela legislação e pelos estudos desenvolvidos pelas entidades ligadas à contabilidade, sejamelas profissionais ou acadêmicas.
A contabilidade é uma Ciência Social, cujo objetivo principal é o de municiar seus usuários com informações fidedignas, confiáveis e aplicáveis. Neste contexto, coloco a fixação de Princípios como imprescindíveis para a geração de informações com qualidade, e, portanto, para o atendimento desse objetivo. Além disso, há o interesse em pesquisar a evolução dosprincípios no Brasil e demonstrar não só como aconteceu até agora, mas a importância de continuar os estudos e o aperfeiçoamento, procurando a forma mais correta para a Contabilidade atingir seus objetivos e gerar informes confiáveis e completos para os usuários na tomada de decisões sobre o patrimônio das empresas.
Primeiramente, para a fundamentação da teoria, buscaram-se informações em bibliografiassobre Teoria da Contabilidade e Princípios Contábeis nas suas diversas abordagens, de onde foram extraídos os conceitos e definições necessárias à estruturação do desenvolvimento dos princípios e das circunstâncias que levaram aos acontecimentos.
Em seguida, realizou-se também, pesquisa bibliográfica no campo de legislação, onde encontramos referências sobre normas aplicadas à contabilidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução dos princípios contábeis
  • Evolução dos princípios contábeis
  • evolução historica dos principios contabeis no brasil
  • Origens dos principios morais, história e evolução.
  • Evolução historica dos principios contabeis no brasil
  • Origem e Evolucao
  • Origem e evolução
  • origem e evoluçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!