ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
DISSERTAÇÃO SOBRE ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO


O estudo da origem do Estado implica duas espécies de indagação: uma a respeito da época do aparecimento do Estado; outra relativa aos motivos que determinaram e determinam o surgimento dos Estados. Alguns autores, como Eduard Meyer, afirmam que o Estado existe a partir da existência do homem, uma vez que, a partir desta existência ohomem sobre a Terra, o mesmo, acha-se integrado numa organização social, dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento de todo o grupo. A denominação Estado (do latim status estar firme), significando situação permanente de convivência e ligada à sociedade política, aparece pela primeira vez em "O Príncipe" de MAQUIAVEL, escrito em 1513, passando a ser usada pelos italianossempre ligada ao nome de uma cidade independente, como, por exemplo, stato di Firenze. A verdade é que não há uma origem comprovada e concreta do surgimeto do Estado, uma vez que, os pesquisadores se baseiam em teses que partem da evolução do homem, no que diz respeito a viver em sociedade.
A partir disso nota-se uma evolução histórica, que não necessariamente ocorre de forma cronológica, uma vezque, todo fato histórico, fenômeno social, oferecem além de sua semelhança com outros, um elemento individual que os diferencia dos demais, por mais análogos que sejam, isso posto, ocorre que em todas as sociedades existentes, havia o conceito de normas e regras, mesmo que, tais regras não fossem escritas, sendo cada uma com sua característica própria e a seu tempo. Com pequenas variações, os autoresque trataram deste assunto adotaram uma seqüência cronológica, compreendendo as seguintes fases: Estado Antigo, Estado Grego, Estado Romano, Estado Medieval e Estado Moderno.
O Estado Antigo, se refere as formas de estado mais recuadas no tempo, ele só que começaram a existir entre as antigas civilizações do oriente. No estado Antigo não se distingueo pensamento político da religião, da moral,da filosofia ou das outras doutrinas econômicas. Ressalta-se a natureza unitária e a religiosidade. O Estado como uma unidade geral, não admitindo qualquer divisão interior nem territorial, nem funções.

Estado Grego caracteriza-se pela auto sufiiciência da Cidade-Estado, onde se desenvolviam, por si só, independente do restante dos Estados.
A característica do império romano foi constituir umimpério medieval. O cristianismo andava junto com a política naquela época, seus princípios eram baseados numa formação familiar e a população nesse período não tinha acesso a alguns setores da sociedade e no magistrado eram ocupados pelos patriarcas que eram os grandes representantes conceituados. Eles ocupavam os melhores lugares no império romano.
O Estado Medieval foi um período marcado porgrandes conflitos na existência de uma hierarquia em que o Imperador não acatava as ordens da Igreja e os papas ainda insistiam em permanecer no comando. Os principais elementos da politica medieval que caracterizam o estado foram o cristianismo, as invasões dos bárbaros e o feudalismo. Foi um momento difícil na historia da humanidade, instável e heterogêneo. Dentro do cristianismo podemosobservar ainda uma grande influencia de Santo Agostinho e São tome, com suas demais teorias.
O Estado Moderno surgiu a partir das deficiências da sociedade política medieval determinando suas características fundamentais. Quanto às notas características do Estado Moderno, que muitos autores preferem denominar elementos essenciais por serem todos indispensáveis para a existência do Estado, existe umagrande diversidade de opiniões, tanto a respeito da identificação quanto do número. Assim é que SANTI ROMANO, entendendo que apenas a soberania e a territorialidade é que são peculiaridades do Estado, indica esses dois elementos. A maioria dos autores indica três elementos, embora divirjam quanto a eles. De maneira geral, costuma-se mencionar a existência de dois elementos materiais, o território...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • origem e evolução historica do direito
  • Origem e Evolução Histórica da contabilidade
  • Evolução histórica do Estado
  • Evoluçao historica do estado
  • ORIGENS HISTÓRICAS DO ESTADO
  • Evolução Histórica do Estado
  • Evolução histórica do estado
  • Texto Evolução Histórica dos Estados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!