Origem e evolução da iso

Páginas: 9 (2083 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO.

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar as características e utilidades propostas pelos certificados ISO, além de normas para se fazer uma enorme contribuição positiva para a maioria dos aspectos das nossas vidas.
Padrões para garantir as características desejáveis dos produtos e serviços, tais como qualidade, respeito pelo ambiente, segurança, confiabilidade, eficiência eintercambiabilidade – e a um custo econômico.
Quando os produtos e serviços atendam às nossas expectativas, tendemos a tomar isso como certo e ignorar o papel das normas. No entanto, quando as normas estão ausentes, logo aviso prévio. Logo cuidado quando os produtos acabam por ser de má qualidade, não se encaixam, são incompatíveis com os equipamentos que já temos, não são confiáveis ou perigosos.Quando os produtos, sistemas, máquinas e dispositivos funcionam bem e com segurança, é porque muitas vezes eles cumprem as normas. E a organização responsável por muitos milhares de normas que beneficiam o mundo é ISO.

Origem e Evolução da ISO.

A ISO, cuja sigla significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Estandardização), é uma entidade nãogovernamental criada na Suíça em 1946, com sede em Genebra. O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica. Os membros da ISO (cerca de 180) são os representantes dasentidades máximas de normalização nos respectivos países como, por exemplo, ANSI (American National Standard Institute), BSI (British Standard Institute), DIN (Deutsches Institut für Normung) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia). O trabalho técnico da ISO é conduzido por comitês técnicos (TC’s). O estudo sobre a emissão das normas da série ISO 9000, por exemplo, foi feito pelo TC176 duranteo período 1983-1986 (no Brasil, o comitê técnico responsável pelas normas da NBR-ISO 9000 é o CB25, da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT). As normas ISO não são de caráter imutável, devem ser revistas e revisadas pelo menos uma vez a cada cinco anos. No caso específico das normas da série 9000, inicialmente publicadas em 1987, a última revisão ocorreu em 1994. (Equipe Grifo,1996). Atéo início da década de 80 existiam diversas normas sobre garantia e gestão da qualidade. Estas normas deveriam ser cumpridas pelos fornecedores para que seus produtos fossem vendidos. Isso gerava, em certos casos, muita confusão, pois para vender, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional, o fornecedor tinha que se adequar às normas diferentes, dependendo do interesse do cliente.Com o objetivo de acabar com a proliferação de normas de qualidade, a ISO criou o comitê técnico TC/176 – garantia da qualidade que elaborou o ISO série 9000. Estas normas foram desenvolvidas através da análise crítica de diversas normas existentes sobre o assunto. Em 1987 a ISO publicou a ISO série 9000 – Normas para Sistemas da Qualidade.
De lá pra cá, vários países adotaram a série e hoje jásão cerca de 100 países a utilizá-las no
sistema de qualidade de suas empresas. Hoje, com a abertura dos mercados, tornando mais fácil a exportação, bem como a entrada no mercado nacional de produtos importados, a concorrência aumentou muito.
Normas ISO:
 Fazer o desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos e serviços mais eficientes, mais seguros e menos poluentes
 Facilitaro comércio entre os países e torná-lo mais justo
 Proporcionar aos governos uma base técnica para a saúde, segurança e legislação ambiental e de avaliação da conformidade partes avanços tecnológicos e boas práticas de gestão
 Difundir a inovação
 Proteger os consumidores e usuários em geral, de produtos e serviços
 Tornar a vida mais simples, fornecendo soluções para problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem e Evolucao
  • Origem e evolução
  • origem e evoluçao
  • Evolução e origem da vida evolução e fixismo –
  • Origem e evolução do direito administrativo
  • Sigs Origem e Evolução
  • Origem e evolução dos tecidos
  • A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TERRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!