Origem e características do saber anatomopatológico em medicina

Páginas: 14 (3412 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
ORIGEM E CARACTERÍSTICAS
DO SABER ANATOMOPATOLÓGICO
EM MEDICINA



Luiz Antônio Teixeira




























INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma pequena análise das transformações ocorridas nos saberes e práticas médicas durante a segunda metade do século XVIII e inicio do XIX.
Devido a originalidade da metodologia empregada nabibliografia sugerida, optei por dividir o trabalho em duas partes. Na primeira tentarei situar algumas questões de fundo metodológico, esforçando-me para explicitar como elas se estruturam no trabalho de Focault. Na segunda parte a narrativa se derreterá no processo de nascimento da medicina moderna e como a anatomia patológica nele se insere.

FOCAULT E ARQUEOLOGIA DO OLHAR

O nascimento damedicina moderna é analisado por Michel Focault a partir de uma história arqueológica. Esta recupera a questão de descontinuidade desenvolvida por Bachelard e retomada posteriormente por Canguilhem. A obra de Bachelard, ao romper com a idéia de acumulação indefinida de conhecimentos atribui à noção de descontinuidade um papel fundamental que possibilita a Focault elaborar uma história que ao mesmo tempoem que engloba zonas do saber consideradas não científicas ou pré-científicas, analisa as condições históricas que possibilitam o desenvolvimento e as transformações ocorridas no conhecimento médico.
No que concerne ao objeto de análise, a história arqueológica investiga as condições de existência dos saberes e suas formações discursivas. “Se trata de estudar as normas que historicamentedeterminam os discursos, ainda que seja um discurso que não se considera como um documento conservado e sim como um monumento. Neste sentido a arqueologia pretende definir, nos pensamentos, as representações, as imagens, os temas, as obsessões que se ocultam ou se manifestam nesses discursos” (Arouca e Marquez, 1978, p.4).
No livro O nascimento da clínica, trata-se da arqueologia do olhar, onde ahistória da medicina aparece relacionando em suas diversas formas seu objeto a uma linguagem e a um olhar.
Focault afasta-se da história que procura explicar a transformação da medicina clássica em medicina moderna pelo seu caráter empírico. Segundo esta visão a medicina se tornaria científica ao basear-se na observação, abandonando a atitude predominantemente teórica, sistemática e filosófica dohipocratismo.
No seu entender, a transformação é de origem epistêmica: o que muda é a própria concepção de conhecimento médico, a relação entre objeto e sujeito, entre aquilo de que se fala e aquele que fala: a medicina moderna vê outro mundo e diz de outro modo – novo olhar, novo objeto, nova linguagem. Quando Focault analisa esta mudança, ele está se referindo a articulação das diferentesmaneiras de ver e de falar dessas medicinas. O objetivo da arqueologia neste caso, é compreender o modo como os diferentes tipos históricos de medicina se exercem, assinalando rupturas, a partir das transformações fundamentais do olhar médico.
A desconsideração das análises historiográficas que opõem as teorias e os sistemas, considerados negativos, à clínica, considerada positiva, deve-se a suaperspectiva conceitual. Estas histórias são vistas como simples estudos do caso, muitas vezes empenhadas em ratificar um saber posteriormente hegemônico.
Focault mostra que se tratava, na verdade, de uma oposição entre duas formas de saber conceitualmente incompatíveis. Para ele a dicotomia não se explica através da oposição histórica entre a teoria representada pela medicina hipocrática e aobservação desenvolvida pela clínica; ela é analisada a partir da relação intrínseca entre dois níveis da observação médica: o olhar e a linguagem.
A ruptura que a medicina moderna inaugura é o deslocamento de um olhar de superfície, que até então se limitou à observação dos sintomas, para um olhar de profundidade representado pela espessura orgânica do corpo doente, ou seja, torna-se visível o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem da Medicina na Grecia Antiga
  • Origem da Vida
  • Origens e características do romantismo
  • Marcas d'água, origens e caracteristicas
  • Periodo barroco: origem e características
  • Origem e características do karatê
  • Toyotismo: origem e características
  • Origens e Características do Barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!