origem do petroleo

Páginas: 9 (2025 palavras) Publicado: 13 de abril de 2014
Faculdade Dom Pedro II




Trabalho elaborado por: Luciano de Jesus, Tatiane Oliveira, Vasti Lima.
Data 13/03/2014



Faculdade Dom Pedro II
Estudantes: Luciano de Jesus, Tatiane Oliveira, Vasti Lima.
Orientador: Elivaldo
Curso: Tecnologia em petróleo e gás
Matéria: Quimica do Petróleo 2
Semestre: 2014.3
Trabalho: Origem do Petróleo
Data de entrega: 13/03/2014Sumario
INTRODUÇÃO
I. PESQUISA TEORICA
1. Nos e o petróleo
2. O óleo da pedra
3. O hidrocarboneto
4. As duas teorias
5. Teoria biogênica
6. Teoria abiogênica
7. Cromatografia gasosa
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA






Introdução

O objetivo deste trabalho é discutir o tema origem do petróleo baseada nas teorias biogênica e a abiogênica.
No intuito de facilitar acompreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se uma breve explanação a respeito de como o petróleo interfere nas nossas vidas, e a sua historia, de forma a construir uma linha de raciocínio sobre a origem desta fonte.











Nós e o petróleo

Uma camisa de poliéster, um dentifrício, um fertilizante, uma lata de tinta, uma caneta, um rimmel, um amaciador para roupa,um creme para as mãos secas, uma embalagem de cola, um par de sapatos, um móvel para a cozinha, um computador, um jogo para crianças, o adoçante para os bolos, a insulina, um frigorífico, um antibiótico: o que têm em comum todas estas coisas? O petróleo. Tudo isso é petróleo. As nossas vidas estão mergulhadas nos produtos petrolíferos. Cerca de 40% de toda a energia "capturada" pelos seres humanosprovém do petróleo. Mas o petróleo é presente sob outras formas também:
 Produtos de vestuário: 90% das meias, das cuecas, dos sapatos, das calças, das camisas são de fibra sintética ou outros produtos petrolíferos, pois não há ovelhas (lã) ou campos de algodão suficiente para vestir dois bilhões de pessoas, imaginem sete bilhões...
 Produtos para a casa e escritório: 90% do que utilizamosnas nossas casas ou escritórios é um derivado do petróleo, pois não há madeira ou metais suficiente para fazer tudo. É por isso que costumamos utilizar o plástico. Até os móveis feitos com aglomerados de madeira utilizam o petróleo nas colas.
 Equipamentos elétricos e eletrônicos: não apenas o revestimento dos fios, mas os mesmos componentes fazem uso de plástico. Pensem nas televisões, nasrádios, nos computadores...
 Mecânica: Óleos, gorduras, juntas, borrachas, silicone, reservatórios...
 Adoçantes sintéticos: custam 1/100 em relação ao verdadeiro açúcar.
 Tintas: tintas e diluentes são todos produtos petrolíferos.
 Higiene: sabão em pó, sabão líquido, vários produtos de limpeza, perfumes, desodorizantes...
 Saúde: 99% dos medicamentos são produzidos quimicamente a partirdo petróleo, incluindo a insulina para diabéticos, medicamentos que salvam vidas e até antibióticos.
 Comida: conservantes, frigoríficos, embalagens, tudo com base no petróleo.
 Produtos não derivados do petróleo: até os objetos de origem natural são produzidos com máquinas que desfrutam o petróleo.
 Transportes: automóveis, aviões, navios, comboios...


O óleo da pedra
Petróleo é umapalavra latina que deriva dos termos petrae (da pedra) e oleum (óleo): portanto, óleo de pedra. E este óleo de pedra acompanha a história do homem há séculos: os povos antigos conheciam os depósitos superficiais de petróleo, usados para produzir medicamentos, betume e combustíveis para lâmpadas.

Havia também utilizações bélicas do petróleo (petróleo e guerra, desde os tempos antigos). Já naIlíada, Homero conta a história do "fogo eterno" lançado contra os navios gregos e o "fogo grego" dos Bizantinos era uma arma feita com petróleo, enxofre, nitrato de potássio e resina, atirada com setas.
O petróleo era também conhecido no antigo Oriente Médio, como confirma Marco Polo nas suas Viagens. Mais tarde, o petróleo foi introduzido no Ocidente principalmente como medicamento, seguindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem do petróleo
  • origem do petróleo
  • Origem do petroleo
  • A origem do petroléo
  • Origem do petróleo
  • Origem do Petróleo
  • Petroleo origem
  • Origem do Petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!