origem do petroleo e geologia

Páginas: 5 (1248 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
 ORIGEM DO PETRÓLEO
 TEORIA BIOGÊNICA
 O petróleo é formado a partir da sedimentação de variadas matérias em depressões da crosta terrestre. Estes sedimentos resultado da erosão de rochas antigas e de microorganismos de natureza animal ou vegetal, foram acumulados durante milhões de anos em fundos de lagos ou mares pobres em oxigênio e se converteram em rochas. Essas camadas sobrepostasformaram as bacias sedimentares.
 A ação de bactérias, do calor e da pressão causada por esse empilhamento de novas camadas transformou essa matéria orgânica em querogênio, composto químico a partir do qual são gerados todos os tipos de hidrocarbonetos.
 Ao serem submetidos a temperaturas da ordem de 80°C, as moléculas de querogênio se partem e dão origem ao óleo, com gás associado.
Acima de130°C, forma-se apenas gás e, acima de 210°C, os hidrocarbonetos desaparecem totalmente, restando apenas vestígios de carbono


 Para que se forme uma acumulação petrolífera são necessários 6 requisitos
1. Presença de rochas geradoras
2. Migração
3. Presenças de rochas reservatório
4. Presença de rochas capeadoras
5. Trapas ou armadilhas
6. Relações temporais adequadas
 ROCHAS GERADORAS São rochas de granulação fina (folhelhos e calcáreos) cuja a matéria orgânica, sob condições termoquímicas adequadas, se transforma em petróleo.
 Para uma rocha ser classificada como geradora, ela deve conter matéria orgânica em quantidade suficiente, e ser submetida a condições termoquímicas adequadas ao processo de transformação da matéria orgânica em petróleo.
 A temperatura mínimaestimada em 80°C. Por outro lado, a rocha não deve ter sido submetida a temperatura acima de 210°C onde todo o petróleo líquido é destruído.
 MIGRAÇÃO
 Para se ter uma acumulação de petróleo é necessário que, após o processo de geração, ocorra a migração e que esta tenha seu caminho interrompido pela existência de algum tipo de armadilha geológica
 Existem 3 tipos de migração:
1. Migração primária– É a expulsão do petróleo da rocha geradora. Uma explicação aceita é a expulsão da água das rochas geradoras, que levaria consigo o petróleo durante o processo de compactação. Outra explicação estaria no microfraturamento das rochas geradoras. Isto explicaria o entendimento do fluxo através do meio de baixíssima permeabilidade, como as rochas argilosas (folhelhos).
2. Migração secundária – É opercurso ao longo de uma rocha porosa e permeável até ser interceptado e contido por uma armadilha geológica.
3. Migração terciária – A não contenção do petróleo em sua migração permitiria seu percurso continuado em buscas de zonas de menor pressão até se perder através de exsudações, oxidação e degradação bacteriana na superfície.
 ROCHA RESERVATÓRIO
 É qualquer rocha porosa (contém vazios)e permeável (vazios interconectados) capaz de armazenar o petróleo expulso das rochas geradoras durante o processo de compactação.
 A compactação ocasiona a diagênese e diminui a porosidade da rocha reservatório (porosidade primária).
 A rocha sem a permeabilidade original pode se tornar bons reservatórios quando fraturadas (porosidade secundária).
 Os tipos de rochas reservatórios são osarenitos, calcarenitos ou outros tipos de rochas com fraturamentos.
 ROCHAS CAPEADORAS OU SELANTES
 Atendido as condições de geração, migração e reservatório, para que se dê a acumulação do petróleo, existe a necessidade de alguma barreira se interponha no seu caminho que é produzida pela rocha selante cuja a característica principal é a baixa permeabilidade.
 Além da impermeabilidade, arocha selante deve ser dotada de palsticidade, característica que capacita a manter sua condição selante mesmo após submetida a esforços determinantes de deformações não se fraturam.
 Duas classes de rochas são selantes por excelência: os folhelhos e os evaporitos (sal).
 A eficiência selante de uma rocha não depende só da espessura, mas também de sua extensão.
 TRAPAS
 São situações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geologia do petróleo
  • Geologia do Petróleo
  • geologia do petroleo
  • Geologia do petroleo
  • Geologia de petroleo
  • Geologia do Petroleo
  • Geologia do Petroleo
  • Geologia Petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!