ORIGEM DA PROFISS O DE ASSISTENTE SOCIAL

744 palavras 3 páginas
RESUMO

Atualmente, onde as desigualdades se destacam, a ética profissional mostra-se como um desafio na sociedade. Para compreendermos, é importante entender a relevância da ética na sociedade e na vida profissional. Cada profissão é regulamentada pelo seu código de ética, servindo para normatizar as ações, isto postoqual a importância da ética para o profissional do Serviço Social? Dessa forma, este trabalho propõe reflexão a respeito da questão ética, do entendimento de suaimportância e dos fundamentos na formação do profissional. O estudo envolve desde aorigem da profissão até os segmentos atuais, apontando para a importância da compreensão da ética na formação profissional.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social; Ética; Formação Profissional.

KEYWORDS : Social Service ; ethics; Vocational Training

INTRODUÇÃO

O caráter ético do serviço social é dado de forma concreta pela atitudeprofissional que se entende como predisposição para pensar, sentir, atuar junto ao cliente. Isso é possível através do processo de formação profissional, que permite que uma pessoa desenvolva a compreensão das situações sociais e das pessoas, adquirindo discernimento e discrição que habilitam a influir outras pessoas.
É preciso conhecer para agir com reflexão, sendo responsável pela aplicação dos conhecimentos, além de ser uma pessoa, tendo experiências de vida, é integrado com a realidade e deve saber para onde caminha. Não é moralizador, impondo diretrizes, o assistente social deve motivar e incentivar de maneira construtiva a canalização dos sentimentos. Além disso, o profissional deve perceber o cliente na totalidade, independente do que tenha, diga ou faça, deve transmitir uma atitude positiva de compreensão, de solidariedade fraterna e de ajuda, controlando a participaçãoemocional ao assumir um papel profissional.

1. ORIGEM DA PROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL

A profissão de Assistente Social surgiu, segundo publicação do site www.assistentesocial.com.br, no findar do século XIX, em

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas