ORIGEM DA GEOLOGIA

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
Os estudos geológico se deram na primeiras civilizações, a partir da curiosidade em descobrir a origem e os efeitos das transformações do solo e de seu meio ambiente ocasionou certas especulações e hipoteses. Com o passar dos anos os avanços tecnológicos se tornaram evidentes, mas não acabaram com as duvidas.
Com o avanço da demanda dos produtos da Terra, avanços nos trabalhos depesquisa sobre a Crosta Terrestre nos seus mais variados aspectos, como, petróleo, carvão mineral, minérios metálicos e minerais não metálicos, passou-se a exigir conhecimentos detalhados dos processos atuantes na formação, como os tipos de rochas relacionadas, época de formação e ainda conhecimento da quantidade provável.
A partir disso se deu-se origem aos estudos da geologia designada pelo termogrego, onde geo (Ge) Terra, logia (logos) ciência. A geologia tem como objetivo maior, como ciência, decifrar a história geral da Terra desde o momento de sua formação até o presente momento. Ela investiga também a ação das forças naturais sobre o planeta. A geologia possui diversas áreas de estudo uma delas é a petrologia que trata da procedência, estrutura e ocorrência das rochas ígneas,metamórficas e sedimentares. Com esses estgudos podem adquirir conhecimentos sobre as mudanças que ocorrem com as rochas, alem de fazer um mapeamento detalhado mostrando os tipos de rocha de uma determinada área.













DESENVOLVIMENTO
Como dito anteriormente a petrologia estuda a formação e os aspectos da rocha, a palavra petrologia vem do grego petros (rocha) + logos(conhecimento). Existem três campos de estudo principais em petrologia: ígnea, sedimentar e metamórfica.
Estes três grupos de rochas são caracterizados de acordo com os processos envolvidos em sua respectiva formação. Vale lembrar que as rochas magmáticas e metamórficas são frequentemente designadas genericamente por rochas endógenas, enquanto as rochas sedimentares por rochas exógenas. Os três grupos derochas se inter-relacionam no ciclo petrológico ou ciclo das rochas.
A distribuição dos tipos de rochas na crosta continental  indica que 95% do seu volume total correspondem as rochas ígneas e metamórficas e somente 5% a rochas sedimentares. Todavia, ao considerar a distribuição destas rochas em área rochosa superficial nos continentes e assoalhos oceânicos, os números mudam para 75% de rochassedimentares e apenas 25% de rochas cristalinas. Ou seja, as rochas sedimentares constituem-se em uma delgada lâmina que recobre as rochas ígneas e metamórficas.
A petrologia faz uso da mineralogia, da petrografia microscópica e das análises químicas para descrever a composição e textura das rochas. Modernamente, são também aplicados os princípios da geoquímica e geofísica através do estudo detendências e ciclos geoquímicos e da utilização de dados termodinâmicos em experiências com o objectivo de melhor compreender as origens das rochas.

ÍGNEAS

A princípio, as rochas ígneas, também conhecidas como magmáticas e eruptivas, originam-se na cristalização do magma, que é o material ígneo, líquido na sua maioria, silicáticos e de alta temperatura, provenientes do interior da Terra. Vale dizerque estas rochas mantêm as marcas das condições em que se formaram. Por exemplo, se elas têm todos os minerais bem cristalizados, do mesmo tamanho, isto indica que o magma se consolidou no interior da Terra, dando tempo para os minerais crescerem de modo uniforme. Quando ocorre a consolidação do magma em subsuperfície (no interior da Terra), criam-se as rochas plutônicas ou intrusivas, como ogranito.

Granito – rocha ígnea plutonica intrusiva
Pode-se dizer que quando os minerais encontrados na rocha são bem pequenos – nem chegam a formar cristais – significa que o magma se resfriou subitamente. Como exemplo disso, pode-se citar quando o magma extravasa no fundo do mar, pois ele resfria tão depressa que os cristais nem tem tempo de crescer. Quando a consolidação acontece em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geologia a origem da terra
  • origem do petroleo e geologia
  • ORIGEM DO PETR LEO Semin rio de Geologia
  • Geologia
  • GEOLOGIA
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!