Origem da escrita

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
escrita fenícia, agregando as vogais criando assim a escrita alfabética. (Alfabeto, derivado de alfa e beta, as duas primeiras letras do alfabeto grego). Posteriormente, a escrita grega foi adaptada pelos romanos, instituindo o sistema alfabético Greco-romano, que deu origem ao nosso alfabeto.
Esse sistema representa o menor inventário de símbolos que permite a maior possibilidade combinatóriade caracteres, isto é representação de sons da fala em unidades menores...  





escrita ideográfica.

Muito mais que rabiscos e figuras associadas às imagens, eram figuras que representavam uma ideia, que eram decifradas através do contexto.
As letras do nosso alfabeto vieram depois. Exemplos de escritas ideográficas: hieróglifos egípcios, as escritas sumérias, minoica e chinesa, daqual provem a escrita japonesa.
Em seguida a escrita passa a associar símbolos fonéticos. Ainda sem vogal. Primeiro surgiram os silabários, conjunto de sinais específicos pra representaras sílabas, isto é os sinais representavam silabas inteiras em vez de letras individuais. Os fenícios inventaram um sistema reduzido de caracteres que representavam o som consonantal, características das línguassemíticas encontradas hoje na escrita árabe e hebraica.




A Origem do Alfabeto

A palavra alfabeto deriva-se do grego alpha (primeira letra do alfabeto grego) e beta (segunda letra do mesmo alfabeto). Para ficar fácil a compreensão, é resumidamente um conjunto de sinais gráficos que juntos podem formar uma imensidão de palavras. Os sinais, em geral, recebem o nome de letra. O som que elasrepresentam recebe o nome de fonema. Além dos alfabetos, existem outros meios de escrita por meio de sinais, um deles é o silabário. Se no alfabeto cada sinal representa o que conhecemos como letra, no sistema silabário, cada sinal representa uma sílaba. Também existe o sistema pictográfico, neste os objetos são representados por desenhos, estes desenhos são os sinais desse sistema e recebem onome de pictograma. Quando os objetos não podem ser representados por desenhos, os pictogramas são combinados e recebem o nome de ideogramas. Assim sendo, ideogramas são pictogramas combinados para representar o que não pode ser desenhado. É claro que não trataremos de cada alfabeto apresentado de forma exaustiva, minha aspiração não fazer deste livro uma enciclopédia, mas com certeza perceberemos aevolução da escrita ao entendermos a dos alfabetos. Agora, depois desta pausa, é necessário que o leitor preste bastante atenção em cada explicação a seguir, já que vem bastante resumida e a compreensão de uma depende da outra. Semítico setentrional Se você é um leitor muito detalhista, já deve ter reparado que este alfabeto não possui vogais. O semítico setentrional é o alfabeto mais antigo quese tornou conhecimento. Formado por 22 consoantes, gerou os alfabetos hebraico, árabe e fenício. O alfabeto árabe possui 28 consoantes e suas vogais são representados por pontinhos acima delas. A palavra semítico vem do nome Sem, o filho mais velho de Noé.

A palavra alfabeto deriva-se do grego alpha (primeira letra do alfabeto grego) e beta (segunda letra do mesmo alfabeto). Para ficar fácil acompreensão, é resumidamente um conjunto de sinais gráficos que juntos podem formar uma imensidão de palavras. Os sinais, em geral, recebem o nome de letra. O som que elas representam recebe o nome de fonema. Além dos alfabetos, existem outros meios de escrita por meio de sinais, um deles é o silabário. Se no alfabeto cada sinal representa o que conhecemos como letra, no sistema silabário, cadasinal representa uma sílaba. Também existe o sistema pictográfico, neste os objetos são representados por desenhos, estes desenhos são os sinais desse sistema e recebem o nome de pictograma. Quando os objetos não podem ser representados por desenhos, os pictogramas são combinados e recebem o nome de ideogramas. Assim sendo, ideogramas são pictogramas combinados para representar o que não pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • origem da escrita
  • a origem da escrita
  • A origem da escrita
  • A ORIGEM DA ESCRITA
  • origem da escrita
  • Origem da escrita
  • a origem da escrita
  • A origem da escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!