Origem da Engenhatia

408 palavras 2 páginas
Disciplina : Introdução á Engenharia
Turma : DEP00013D
A Origem da Engenharia Eletrica
A história da Engenharia Elétrica é mais antiga do que habitualmente se imagina. Pode-se dizer, com certa liberdade, que ela data de 1752, quando Benjamin Franklin (1706-1790) inventou o para-raios, dando início ao aproveitamento da eletricidade pelo homem. Desde então, essa área evolui como poucas.
Quase dois séculos depois da invenção de Franklin, surgiu a Eletrônica, em 1940, trazendo as válvulas eletrônicas a diodo e, depois, os transistores da década de 1950. Foi o ponto de partida para a era da tecnologia dos semicondutores e dos computadores. Hoje, a Engenharia Elétrica está presente, praticamente, na fabricação de todo produto manufaturado e dos que envolvem alta tecnologia, como satélites, aeronaves e produtos utilizados na automação industrial.
Na verdade, esta ciência se subdivide em várias áreas, como Eletrotécnica (Sistemas de Potência), Controle, Automação, Eletrônica, Microeletrônica, Telecomunicações, etc. O campo de atuação de um engenheiro eletricista é bastante amplo. Ele pode desenvolver atividades nas áreas de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, telefonia, antenas e propagação, controle e automação, instrumentação, sistemas eletrônicos analógicos e digitais e projeto de circuitos integrados, para citar apenas algumas.
O mercado de trabalho do engenheiro eletricista também é muito diversificado. Ele pode atuar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica ou no ramo de telecomunicações, construção civil, automação, informática e outros. Atualmente, o profissional com formação em Engenharia Elétrica pode encontrar trabalho não apenas em instituições privadas mas também em órgãos governamentais, como agências reguladoras, secretarias, ministérios e autarquias em geral.
A julgar pelas notícias recebidas de formandos, o mercado de trabalho está bem aquecido. As maiores oportunidades estão nas

Relacionados

  • Seminário
    3176 palavras | 13 páginas
  • Tensigridy em Bambu
    9971 palavras | 40 páginas
  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas
  • S LVIO DE SALVO VENOSA Direito Civil Volume 4 Responsabilidade Civil 2013
    184315 palavras | 738 páginas