ORIGEM DA CIDADE PORTEIRAS

2802 palavras 12 páginas
ORIGEM

As primeiras informações sobre a origem da cidade de Porteiras datam do século XVIII, quando a área onde, hoje, encontra-se instalada a sede do Município, era ponto de passagem de transeuntes que se deslocavam do Sítio Simão, no pé da serra do Araripe, para a cidade de Jardim que, na época, era um dos mais prósperos municípios do Cariri. Nos baixios, que circundam a elevação onde está localizada a cidade de Porteiras, era formada uma grande lagoa, denominada de Lagoa do Ariosa. O nome Ariosa está, provavelmente, relacionado com o colonizador Manoel Rodrigues Ariosa, que foi um rico proprietário de terras no Cariri.
Com o plantio de roças, ao longo do percurso Simão-Jardim, os proprietários de terras colocaram duas porteiras, na entrada e na saída dos terrenos, passando-se a chamá-las de Porteira de Fora e Porteira de Dentro. Daí a origem do nome Porteiras. Inicialmente a localidade foi chamada de Porteira de Fora. Depois, o nome foi simplificado para Porteiras. Em 1920, o povoado passou a ser chamado de Conceição do Cariri. Em 1938, voltou a ser denominada de Porteiras, permanecendo até hoje.

CONCEIÇÃO DO CARIRI

A mudança do lendário e tradicional nome de Porteiras para Conceição do Cariri foi uma homenagem do Deputado Estadual Cel. António Botelho de Sousa a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Porteiras, cuja festa é celebrada no dia 8 de dezembro.
Situado numa área territorial de 206 quilômetros quadrados, o município se limita com Missão Velha, Jati, Brejo Santo e Jardim. O principal acidente geográfico é a serra do Araripe, em cujo sopé o município localiza-se.

TURISMO

Com cerca de cinqüenta fontes perenes, que forram do pé da serra, Porteiras possui um dos mais importantes mananciais d'água do Cariri. O principal ponto turístico do Município é a Pedra Branca, onde foi erguida uma estátua do Padre Cícero. As lendas e crendices em torno da Pedra Branca alimentam o folclore regional.
O povoado de Porteiras nasceu do acampamento de vaqueiros,

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas