Origem da Cantoria Trabalho de M s

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Origem da Cantoria, Cantador e da Viola

A fusão da poesia local portuguesa com a poesia dos Trovadores Jograis de Provença fez surgir novas formas poéticas de linguagem de seus famosos poetas: JoãoSoares de Paiva, Paio Soares de Traveiros e outros. "Mas, coube ao Brasil o privilégio do aparecimento do legitimo cantador de Viola, com Gregório de Matos Guerra, que deixava a Universidade deCoimbra fazendo verso de protesto a direção daquele estabelecimento de ensino.
Ninguém melhor do que o cantador pode sentir a variedade de quadros de que o cotidiano nos apresenta. Traz dos sertões para ascidades o retrato da natureza, na sua expressão criadora, bem como o do rigor que castiga dentro de suas leis imutáveis.
A cantoria de versos improvisados ao som da viola é uma arte que floresceu nomeio rural do Nordeste, especialmente no sertão, e que só aos poucos vem conquistando público das grandes cidades. A razão principal desse fato e possivelmente, o número crescente de pessoas que sedeslocam do interior para as metrópoles em busca de melhores condições de vida, e levando consigo hábitos culturais profundamente enraizados.A viola, como as demais criações do homem, tem sua presençamarcante desde sua criação, até os dias atuais. A viola é um instrumento de caráter onomatopaico, embora haja quem lhe atribua origem germânica. É a designação genérica de uma família de instrumentosde corda, tocados com arco de crina, produzindo som mais melancólico, menos claro e de timbre nasal.
Foi possível identificarmos os tipos de cantorias mais utilizados da atualidade, sem prejuízo doconceito retro citado. Essas conceituações podem ser modificadas, é lógico, com um estudo mais acurado sobre o assunto. A divisão abaixo, a nosso modo, parece ser a que mais retrata a realidade presente,sem, contudo, perder a essência da poesia decantada e improvisada ao som da viola.
Ouvindo atentamente as pessoas consultadas, constatamos que a cantoria pode ser classificada em seis variantes a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De R S M A
  • TRABALHOS DO M S DE MAR O THIAGO FREIRE
  • TRABALHO DE OBRIGA ES 2 M S
  • O,S e M
  • A Origem De S O Lu S
  • A Origem Da M Sica
  • Origem E Insers O Dos M Sculos
  • M S COLETIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!