Origem da cana de açucar

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Introdução
Acredita-se que a cana de açúcar tenha sido pela primeira vez no sudeste da Ásia e na Índia ocidental. Por volta de 327 A.C esta era uma cultura importante da Índia, tendo sidointroduzido no Egito por volta de 641 e nossa era, e em 755 na Espanha. Desde aquela época seu cultivo vem se estendendo por quase todos os países tropicais e subtropicais. Os portugueses e espanhóisdisseminaram a cana pelo novo mundo, pois da ilha da madeira em 1420 e da América no período do século XVI, chegaram às Antilhas, América central e Sul num período de 100 anos, difundindo-se hojepor quase todos os estados brasileiros, tornando uma das principais atividades agrícolas do país. Desde a época do império com a extração do açúcar, a cultura canavieira do Brasil sempre ocupou umpapel importante na economia do país, difundindo-se ainda mais com a busca de fontes alternativas e renováveis de energia, desencadeada pela crise do petróleo na década de 70.
A produção deaçúcar se realiza em todas as regiões climáticas do mundo durante um determinado período do ano, no Brasil normalmente de 5 a 6 meses. No entanto, o consumo é distribuído ao longo de todo o ano, exigindoassim a necessidade de armazenamento de aproximadamente 60% da produção da safra.
Embora tenha perdido um pouco de espaço no mercado atual, a produção de álcool juntamente com a de açúcar, éuma das mais importantes atividades agroindustriais, não só pelo valor de sua produção e dos inúmeros usos e aplicações do seu produto principal, como também de seus subprodutos e dos empreendimentoscorrelatos e derivados desta indústria.
A grande produção do álcool é proveniente do melaço, pelo fato deste ser um subproduto do processamento da cana-de-açúcar nas usinas. Nos dias atuais,uma pequena porcentagem de álcool é obtida diretamente do caldo da cana, podendo a mesma crescer em condições anormais, o que já vem ocorrendo na maioria das usinas, devido à baixa produção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar
  • Cana de acucar
  • cana de acucar
  • A cana de Açúcar
  • Cana de açucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!