Oriente medio

Páginas: 12 (2947 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
O Oriente Médio está estrategicamente localizado entre os três continentes que compõem o velho mundo: África, Europa e Ásia. Além da importância econômica, há focos de tensões geopolíticas, que faz com que a região seja conhecida como barril de pólvora.
É uma região rica em petróleo, tem um clima semiárido, em que a água é um bem disputado, diversidade étnica, religiosa e cultural dos povos. Aregião é a maior consumidora de armas do mundo.
Israel é um pequeno país (com pouco mais de 20 mil km²) situado no litoral leste do Mar Mediterrâneo. O país possui a economia e a tecnologia mais desenvolvidas do Oriente Médio. O governo israelense é o principal aliado dos EUA, do qual recebe substancial ajuda econômica, no Oriente Médio. A comunidade judaica nos EUA é maior do que toda apopulação de Israel.

História: Acredita-se que o povo judeu (Hoje conhecido como israelense) tenha origem em grupos nômades, habitantes da Mesopotâmia, que teriam rumado para a região da Palestina por volta de 2000 a.C. No fim do século XVII a.C., migram para o Egito, onde são feitos escravos. Após retornarem do cativeiro, as tribos judaicas reconquistam a Palestina e se unificam sob o comando de Saul,por volta de 1029 a.C.. Davi o sucede, em torno de 1000 a.C., e expande o território de Israel, que alcança o apogeu sob Salomão, entre 966 a.C. e 926 a.C. Após sua morte, um período de crise põe em xeque a sobrevivência da nação judaica, conquistada por vários povos – babilônios, assírios, persas, gregos e romanos. Em 70, o general romano Tito destrói Jerusalém. Expulsos de seu território, osjudeus dispersam-se pelo mundo, no segundo momento da diáspora judaica – o primeiro se dera com a invasão de Jerusalém, em 586 a.C., pelo imperador babilônio Nabucodonosor. Em 636, os árabes ocupam a Palestina e convertem a maioria dos habitantes ao islamismo. Após sucessivas invasões, a região é incorporada ao Império Turco-Otomano, de 1517 a 1917.
A Palestina é ocupada pelo Reino Unido no fim da IGuerra Mundial.
A perseguição aos judeus pelo regime nazista de Adolf Hitler, a partir de 1933, intensifica a migração para a Palestina. Em 1929 e 1936 ocorrem violentos distúrbios entre árabes e judeus.

O apoio internacional à criação de um Estado judaico aumenta depois da II Guerra Mundial, ao ser revelado o massacre de cerca de 6 milhões de judeus nos campos de extermínio nazistas, oholocausto. Encerrado o conflito, os britânicos delegam à Organização das Nações Unidas (ONU) a tarefa de solucionar os problemas da região. Sem consulta prévia aos árabes-palestinos, a ONU aprova, em 1947, a divisão da Palestina em dois Estados – um para os judeus, outro para os árabes, que rejeitam o plano.

O Estado de Israel foi fundado em 14 de maio de 1948. Informalmente falando, o Estado foicriado de “um dia para o outro” com a divisão das terras. Os israelenses saíram beneficiado, pois a ONU com forte influência dos EUA valorizaram o apoio de Israel aos interesses norte-americanos.

Movimento Sionista: à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.
O sionismoé também chamado de nacionalismo judaico e historicamente propõe a erradicação da Diáspora Judaica, com o retorno da totalidade dos judeus ao atual Estado de Israel.
O termo "sionismo" é derivado da palavra "Sion" que, em hebraico, quer dizer elevado. Originalmente, Sião ou Sion era o nome de uma das colinas que cercam a Terra Santa.
O uso do termo "sionismo" surgiu durante um debate públicorealizado na cidade de Viena, na noite de 23 de janeiro de 1892, e foi cunhado por Nathan Birnbaum, um escritor judeu local que fundara em 1885 a revista “Selbstemanzipation!” (Autodeterminação). No entanto, considera-se que o "Pai do Sionismo" tenha sido o jornalista e escritor austríaco Theodor Herzl, autor do livro “Der Judenstaat” (O Estado Judeu).
O livro de Herzl foi bem recebido pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oriente medio
  • oriente medio
  • Oriente Medio
  • Oriente médio
  • Oriente médio
  • Oriente medio
  • Oriente Médio
  • Oriente médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!