ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

1033 palavras 5 páginas
ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. Disponível em: http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/269. Acesso em: 29/07/2013.
O presente artigo a ser resenhado tem a finalidade de retratar a obrigatoriedade da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. As relevâncias do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringem à população negra, ao contrário dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática. Dessa maneira, nesse trabalho, enfatizarei as ações para o ensino étnico racial voltado para o Ensino Fundamental e Médio.
Na introdução, a autora relata que além de um direito social, a educação tem sido entendida como um processo de desenvolvimento humano, sendo a educação escolar o principal espaço sociocultural e institucional responsável para detrimento da cultura e do conhecimento, como expresso nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Sendo essa uma discussão a ser trabalhado em solo pacifico, a autora questiona o fato de tal questionamento ser levantado a níveis da educação superior.
Segundo Nilma Lino Gomes, as práticas educativas que pretendem ser iguais acabam sendo muitas vezes as mais discriminatórias. Ao longo da história o conceito e o processo de educação no contexto da coletividade e pessoas negras e a relação delas com espaços sociais, torna-se paradoxal o debate da educação a serviço da diversidade, tendo como desafio a afirmação e a revitalização da imagem do negro.
Sendo assim, a autora aborta o processo de reprodução dos valores sociais e/ou civilizatórios das varias nações africanas raptadas para o Brasil e seus descendentes. Dessa maneira, temos um passeio histórico na Lei Áurea, que libertou os negros da escravidão, fazendo assim que eles tivessem direitos

Relacionados

  • Geografia
    75394 palavras | 302 páginas
  • empreendedorismo
    51333 palavras | 206 páginas