ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

420 palavras 2 páginas
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REVISÃO DE LITERATURA
Também denominado de Desenvolvimento ou fundamentação teórica, este item do trabalho tem a finalidade de fornecer as bases teóricas que dará sustentação à pesquisa e deverá servir de base para a análise do item “A contribuição”, devendo ter no mínimo 2 laudas. Onde se ler fundamentação teórica vocês podem colocar um título. Na sequência, os títulos das seções devem ser nominadas de acordo com os objetivos da pesquisa e enumere assim: 2.1, 2.2 etc.
Segundo Nascimento, nesta parte do artigo deve ser descrito o que a literatura diz sobre os assuntos que vocês vão tratar, dando ao leitor a oportunidade de aprender o mínimo necessário para entender sua ideia. “Mostre o que os outros dizem sobre o assunto. Lembre-se: “as ideias valem o que vale quem as profere. Procure respaldo em autores consagrados. Nada de ficar citando leigos.” (NASCIMENTO, 20??)
Tendo em vista o(s) objetivo(s), vocês devem iniciar a coleta de dados/ informações em livros, artigos, monografias, dissertações, teses, periódicos (revistas).
Uma vez lido e fichado o material que trata do tema, vocês devem procurar comparar as ideias comuns e divergentes dos autores escolhidos como forma de encontrar os argumentos para responder as suas perguntas de pesquisa. Oliveira (2001), apud Nascimento (20??) ressalta que a revisão de literatura não é uma simples transcrição de pequenos trechos de livros e material científico da Internet, mas uma discussão sobre as ideias, fundamentos, problemas etc. de vários autores, devidamente examinados, combinados e criticados.
Iniciem fazendo uma breve explanação sobre o tema. Cite em seguida os autores que tratam da questão e destaque aqueles que utilizaram para construção do texto.
Tracem um panorama do tema do estudo, o que é, concepções ou posições a respeito do tema em estudo. Descreva essas concepções e dentro do possível situem o caso de Sergipe. Por fim

Relacionados