ORIENTAÇÕES PARA DIABETICOS

496 palavras 2 páginas
ORIENTAÇÕES PARA DIABÉTICOS
Evitar longos períodos de jejum e excesso de alimentação em uma única refeição. Realizar no mínimo 06 refeições ao dia, em pequenas quantidades, com intervalo de 02 a 03 horas (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e um lanche antes de dormir).
Nos lanches preferir o consumo de frutas com casca ou bagaço, se possível, pois são ricos em fibras que são fundamentais para o bom funcionamento do intestino.
Aumente o consumo de verduras e vegetais crus nas refeições (almoço e jantar) e/ou adicionadas aos sucos ou vitamina de frutas. Sucos de beterraba com limão e cenoura com laranja são muito saborosos. As verduras cozidas (batata, cenoura, beterraba, chuchu e abóbora) não devem ser consumidas todas em uma mesma refeição, apenas uma em cada.
Consumir arroz e feijão no mínimo 05 vezes por semana, o feijão deve ser cozido com carne sem gordura. Ambos podem e devem ser enriquecidos com cenoura, e quiabo durante o cozimento.
Reduza o consumo de carnes vermelhas, prefira carnes brancas como o frango, peixe sem pele, clara de ovo ou soja texturizada. Dê preferência às preparações cozidas, assadas e grelhadas, evite frituras.No caso da sua utilização, usar o óleo de soja.
Consuma massas, arroz, pão, batatas, inhame, aipim, banana da terra com moderação. Se possível prefira opções integrais (arroz, macarrão, pão e farinha de trigo integrais, aveia). Evitar 02 alimentos ricos em carboidratos na mesma refeição, como: arroz e macarrão, arroz e batata, macarrão e pão, 02 pães brancos.
Evitar alimentos ricos em açúcar, como: farinha de mandioca, doces, refrigerantes, balas, bolos, biscoitos recheados. Prefira os alimentos diet, porém estes devem ser consumidos com moderação. O açúcar deve ser substituído por adoçante na quantidade indicada no rótulo, variando o tipo de adoçante sempre que puder.
Evitar alimentos e preparações gordurosas, como: frituras, moqueca, cachorro quente, manteiga, queijo amarelo,

Relacionados