Orientacoes Sobre Ementas Dos Componentes Curriculares Da Modalidade Prosub

310 palavras 2 páginas
Orientações sobre as Ementas dos Componentes Curriculares da modalidade
SUBSEQUENTE-PROSUB
Constam na Matriz Curricular da modalidade SUSEQUENTE-PROSUB Componentes Curriculares da Base Nacional Comum – BNC. Eles estão presentes no bloco da Formação Técnica Específica
– FTE e são nomeados ora como Aplicados ora como Instrumentais, como é o caso de
Português Instrumental, Física Aplicada, Matemática Instrumental e outros. A função desses
Componentes é reforçar os conhecimentos fundamentais do Ensino Médio, para oportunizar aos/as Estudantes um melhor aproveitamento dos Cursos Técnicos.
O distanciamento da Escola, da sala de aula e das rotinas de estudos são características frequentes de boa parte destes/as Estudantes, daí a necessidade de revisão dos conhecimentos significativos desses Componentes presentes na Matriz Curricular.
Entendemos que a seleção dos conhecimentos é pertinente aos/as Professores/as e não cabe de nossa parte, a apresentação de uma Ementa conclusiva destes Componentes Curriculares.
Daí a definição que as Ementas destes Componentes sejam elaboradas pelos/as Professores/as designados/as para ministrá-los. Estes/as, através de consulta ao Plano de Curso, às Ementas dos Componentes Curriculares da Formação Técnica Específica - FTE, às Ementas da Base
Nacional Comum - BNC e aos Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN, selecionarão os conteúdos do Ensino Médio que sejam mais se adequados, e que se apresentem como de maior suporte e significado para a Formação Técnica dos/as Estudantes, considerando as especificidades de cada Curso.
Desta maneira Professor/a, é possível subsidiar a construção das Ementas e de seu Plano de aulas. Professor/a, ao fazer a seleção de conhecimentos é importante atentar para uma abordagem interdisciplinar integradora dos conteúdos, e para a Formação Técnica desses/as Estudantes. A valorização dos saberes dos/das Estudantes é outro elemento que deve ser considerado.
Dessa forma, ampliam-se as oportunidades de dinamismo,

Relacionados