ORIENTA ES MANUAL TGI Parte I

1547 palavras 7 páginas
ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA (Parte I)
FONTE: Manual de TGI - Masckenzie - 2012/1
Disponível em: http://www.mackenzie.br/ccsa_tgi_manual.html

A INTRODUÇÃO é a parte inicial do texto, abrindo o conteúdo do projeto.
Deve refletir e contemplar a definição do tema, sua justificativa, problema de pesquisa, os objetivos (geral e específicos) . e outros elementos necessários para "vender" ao leitor que pretende descobrir algo de valor para aumentar o conhecimento da área de Administração ou de Ciências Contábeis.
O Tema é a primeira delimitação dentro da área. Envolve a identificação de fenômenos a serem estudados em suas relações entre si ou com o ambiente. Para facilitar a sua formulação pode ser útil fazer-se uma introdução do tipo: .O tema a ser estudado trata da relação entre... e ...., em que são indicados os fenômenos de interesse do pesquisador.
Delimitar o tema a ser estudado, logo no início de sua formulação, é indispensável para evitar que o pesquisador perca o seu foco e comprometa a viabilidade da pesquisa.

Justificativa
Importante componente da Introdução é a Justificativa para a realização da pesquisa, que explicita os motivos de ordem teórica e/ou prática com o intuito de responder às perguntas: .por que se deseja fazer a pesquisa?., .que importância ela tem no âmbito acadêmico-científico e profissional?..

A justificativa deve também indicar o .para que. realizar o estudo: se para aumentar o conhecimento sobre o assunto ou para fundamentar a tomada de uma decisão envolvendo uma necessidade prática. Estas definições são muito importantes para a definição do foco do projeto.

Problema de Pesquisa
A Introdução deve encaminhar o raciocínio para culminar na proposição do problema de pesquisa e desdobrar-se nos seus objetivos. Ela deve propiciar ao leitor a compreensão, de forma sistematizada, do contexto no qual o trabalho será desenvolvido e os seus limites.
São encontradas na literatura várias definições sobre problema de

Relacionados