ORIENTA ES INICIAIS
Nome da Disciplina: Morfologia Vegetal
Nome do Tutor: Prof. Carlos Adriano Martins
Nome do Aluno (a): Wellington Vagner Ribeiro de Carvalho
Número do RGM: 15381811
Nº da Unidade: AP ll
>A importância dos tecidos vegetais e sua aplicação no dia a dia.
Os tecidos vegetais são agrupamentos das células vegetais responsáveis pelas suas funções metabólicas, por exemplo, o tecido parenquimatoso é responsável pelo preenchimento, reserva, secreção entre outras, o tecido de revestimento é responsável pela proteção do vegetal, o tecido de sustentação confere a planta resistência, dureza, flexibilidade entre outras, o tecido vascular de condução é responsável pelo transporte de seiva bruta e elaborada pela planta.
O Xilema é o tecido vegetal das plantas conhecido comumente como madeira, usada em fins comerciais para fabricação de vários objetos usados no dia a dia, como lápis, cadeira, mesa, instrumentos musicais, cama, etc.
O tecido vegetal também é usado em cultura in vitro no laboratório, para melhoramento genético, clonagem. O melhoramento genético é muito usado na agricultura para produção de mudas saudáveis.
1) De acordo com o texto o que é necessário para que estes anéis sejam formados?
A formação e crescimento de anéis da árvore requerem dois períodos de atividade cambial, um período vegetativo e outro período de repouso fisiológico da espécie. O período de repouso fisiológico da espécie, está associado e equivale ao estresse fisiológico da planta.
Entende-se por estresse fisiológico da planta, períodos desfavoráveis ao seu crescimento e funções metabólicas reduzidas, pois ocorre um desvio de condições favoráveis para estas ocorrências. Os fatores de estresse, conhecidos por fatores abióticos, em alguns exemplos estão ligados a água, radiação, temperatura, gases, minerais e efeitos mecânicos. O estresse fisiológico pode ocorrer tanto pelo excesso, quanto no déficit desses fatores abióticos mencionados.
Por isso,