Orientações

Páginas: 18 (4405 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2011
Web Aula 01 Questão social?
A concepção de questão social se insere no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora e tem sua origem atrelada ao nascimento do Capitalismo. Em outros termos, tratam-se das expressões decorrentes das contradições entre as categorias capital e trabalho, próprias do sistema capitalista de produção.
No Serviço Social, a concepção de questão social mais difundidaé a de CARVALHO e IAMAMOTO, (2007, p.77):
"A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigiroutros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão".
uma expressão da questão social...

Link da tira: www.planetaeducacao.com.br
Como vocês puderam observar na charge, as demissões em massa ou mesmo o desemprego são expressões inerentes à questão social, porque evidenciam claramente a contradição entre o capital e o trabalho. Além do que o desemprego é um enorme problema que vemretratando a realidade do trabalhador brasileiro ao longo dos anos.
Além dessa ideia inicial acerca da questão social, o nosso curso busca formar profissionais de Serviço Social com conhecimento e aprofundamento teórico para fundamentar ações interventivas e transformadoras na realidade social.
Para a professora Maria Benevides (2009), a primeira  constatação histórica que precisamos ter em mentequando pensamos a questão social, está centrada no fato de que até o século XIX, os trabalhadores ligados à terra não podiam ser expulsos. Tinham, apesar da pobreza, um mínimo de segurança. O capitalismo, segundo suas palavras ("tudo que é sólido desmancha no ar") destruiu essa proteção social e provocou as hordas de excluídos de toda sorte.
Nas sociedades pré-industriais, a pobreza eraconsiderada um fato natural e necessário para por em ação, ou motivar os pobres a tornarem-se laboriosos e uteis à acumulação de riquezas das nações em formação. Já na fase industrial, ela deveria ser enfrentada e resolvida em benefício, inclusive, do progresso material que emergia.
Isso não quer dizer que antes da sociedade industrial, o "social" não existisse ou que estivessem ausentes formasinstitucionalizadas de atendimento a pobreza. Segundo Pereira (1999, p.48):
A história da proteção social informa que, desde o século XIV, existiam intervenções públicas que iam da assitência aos indigentes até a repressão à vagabundagem, passando pela regulação estatal da organização do trabalho e da mobilidade espacial dos trabalhadores. Mas, isso acontecia porque nas sociedades pré-industriais jáexistiam questões sociais que, assim como as posteriores, constituiam ameaça à ordem instituida, dada a pressão exercida por aqueles que não se encontravam nessa ordem o seu lugar a partir da organização do trabalho.
Em nosso país, no entanto, a partir do final do século XIX, até 1920, ainda segundo a referida autora, se inicia a atenção à questão social de forma mais sistematizada, por parte doEstado. Caracterizada como  problemas advindos da crescente desigualdade social. Período que pode ser considerado como a época da inovação da legisladora e regulamentadora no campo da política social.
Mas e a Questão Social no Brasil?
Vamos acessar o site http://nusocial.wordpress.com que faz referência à interpretação da questão social no Brasil, no início do século XX, bem como as formas iniciaisde concepção e de enfrentamento da questão social, conteúdo relacionado à nossa especial disciplina de Fundamentos II.
Conforme vocês puderam perceber o texto foca o nascimento da nossa profissão, que está, como já afirmei aqui, enraizado na questão social.
Os  chamados antogonismos de classes provenientes das características do sistema capitalista reforçam a condição de dominação nas relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • orientaçoes
  • orientações
  • ORIENTAÇÕES
  • orientaçoes
  • orientaçoes
  • orientações
  • Orientações
  • ORIENTAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!