Orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis

Páginas: 6 (1431 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1 INTRODUÇÃO

Meu estágio foi realizado no ensino médio da ESCOLA ESTADUAL VINÍCIUS MEYER em Pouso Alegre – MG, ela foi escolhida pela disponibilidade de horário no mesmo dia do estágio e pela atenção da professora orientadora Maria Suelena da Silva Ferreira. Como nos outros estágios, vou apresentar algo que acho interessante: fazer uma abordagem sobre temas que abrangem assuntos de sumaimportância para serem repassados para os jovens como é o caso das doenças sexualmente transmissíveis, um tema que deve ser abordado pelas escolas e que muitas vezes os pais não se sentem à vontade para tratar com os filhos, sendo assim sentem certa segurança em passar para a escola essa responsabilidade.
É muito importante passar para os alunos o que acontece, o porquê, as causas, asconseqüências e conscientiza-los para que sejam prudentes com a saúde deles e das outras pessoas. Tentarei demonstrar as doenças, bem como suas causas, como são transmitidas, o que causam as pessoas que as contraem, como podem ser evitadas e tratadas. Espero chamar a atenção dos alunos para a importância desse assunto e esclarecer dúvidas que possam existir.
Esse é um problema grave, que atingevárias pessoas por ano no mundo. A maioria das pessoas que recebem informações e orientações tem grandes chances de nunca adquirirem nenhuma doença sexualmente transmissível durante suas vidas.
Muitas dúvidas sempre surgem quando esse assunto é abordado, principalmente por parte dos jovens que ainda não tiveram nenhuma orientação a respeito desse tema.
É muito difícil mudar o modode pensar de algumas pessoas mais velhas, pois elas já têm suas opiniões formadas. Talvez seja pela educação que tiveram no passado onde ainda não era muito normal a abordagem desse tema, talvez pela própria falta de informação correta sobre o mesmo.
Vou trabalhar com os alunos fazendo debates para levantar as dúvidas que possam existir e tentar saná-las.
A adolescência é a fase emque surgem os interesses sexuais, as descobertas, os desejos de conhecerem coisas novas, diferentes, portanto a época em que as coisas acontecem e o melhor é que aconteçam com a consciência do que é certo e errado, prejudicial ou não.
A aula que vou apresentar é sobre doenças sexualmente transmissíveis, assunto de extrema importância e que em minha opinião, deve fazer parte da rotina escolardo aluno.


2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Com o estágio no ensino médio da ESCOLA ESTADUAL VINÍCIUS MEYER em Pouso Alegre – MG, concluí que as informações e utilização de temas importantes são de grande valia para os alunos, pois eles podem utilizar essas informações em suas vidas.
Auxiliá-los nesse entendimento, tentar ajudá-los a tirar suas dúvidas, contribuir para que setornem pessoas mais responsáveis em suas próprias vidas e ver os resultados positivos faz com que os professores se sintam realmente realizados e importantes para a formação de pessoas mais comprometidas.
É possível que muitos desses jovens nunca tenham escutado falar sobre doenças sexualmente transmissíveis, mas hoje em dia isso é raro, pois é um assunto abordado nas mídias, na internetque é o meio que os move e é difícil não ouvir falar. Só que alguns talvez por não darem importância suficiente para isso podem estar correndo riscos. É comum nos dias de hoje vermos jovens que não se cuidam simplesmente por estarem ligados a sociedade machista em que ainda vivemos.
Vou fazer dessa aula, uma aula expositiva, onde eles terão a possibilidade de ver, por exemplo,gravuras com demonstrações de algumas doenças que chamam a atenção.
A demonstração com as imagens, pode ser que faça com que os alunos tenham interesse pelo assunto abordado. Mas o principal objetivo é chamar a atenção para a gravidade e importância do problema.
De acordo com (ROVERATTI, 2009) as DST’s são doenças que podem ser transmitidas através de relações sexuais e as mais comuns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio sobre doenças sexualmente transmissiveis
  • Pesquisa sobre doenças sexualmente transmissiveis
  • Trabalho sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissiveis)
  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • DST- Doenças Sexualmente Transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissiveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!