Orientações para produção de oficio

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
Orientações para produção de Oficio

INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa compreender a importância dos gêneros textuais no desenvolvimento de uma organização, onde o Administrador deve em seu percurso acadêmico, bem como em sua carreira, se preparar para utilizar esses gêneros de maneira eficaz. Primeiramente observando-se que a comunicação exerceu durante toda a historia da humanidade grandesignificado, e também, como ela tem assumido um novo caráter na sociedade atual, que se encontra tecnologizada, e de maneira tão intensa, que passa a fazer parte da vida das pessoas, transformando assim as práticas de linguagem oral e escrita da atualidade.
As alterações ocorridas a partir dos avanços da tecnologia visam facilitar a comunicação entre os indivíduos e traduzem-se em mudançasirreversíveis nos comportamentos sociais e pessoais.
Se a comunicação já está tão presente na vida das pessoas, ela poderia ser desprezada em nenhuma esfera da sociedade. O profissional em Administração deve portanto, estar ciente da importância que a comunicação exerce em seu meio profissional, e precisa dessa forma aprender a redigir textos condizentes com a necessidade da sua área de atuação,estando preparado não somente para produzi-los, mas também para compreender a importância que a comunicação tem em seu meio de trabalho.
A partir dessa compreensão, busca-se aqui evidenciar primeiramente o papel da comunicação na vida dos seres humanos, bem como a importância que esta exerce para o profissional em educação.
Através da análise de um Oficio que pode ser usado por diversas áreasadministrativas o presente trabalho visa uma análise especifica de vários aspectos desse gênero textual.
É possível extrair informações de grande importância para o Administrador que nortearão suas atividades durante seu percurso acadêmico e também na sua atuação profissional no mercado de trabalho.
2 – COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.1 Comunicação
O ser humano sempre foi por natureza um sersimbólico, um ser de linguagem e comunicação. Sendo assim, comunicar-se não se configura como uma novidade para o homem. Porém, no mundo contemporâneo tem existido uma multiplicação crescente e acelerada desses meios dos quais se dispõe para criar, registrar, transmitir e armazenar linguagens e informações.
Segundo Lucia Santaella,

A comunicação é inevitável porque, mesmo quando não queremos, estamos otempo todo emitindo mensagens para o outro. Ela é irreversível porque não podemos voltar atrás naquilo que já foi comunicado. Por fim, a comunicação é irrepetivel porque todos e tudo estão continuamente mudando. (2001, p. 22)

Ainda segundo MATOS (2009) a palavra comunicação é originada do Latim comunicare que significa “tornar comum” “partilhar”, “repartir”, “associar”, “trocar opiniões”,“conferenciar”. Ainda segundo o autor, trata-se de um processo natural, assim como beber água, comer, rir ou caminhar. Trata-se de uma força que tem o poder de movimentar a vida das pessoas, pois, desde os primórdios da humanidade, o homem se constitui como um ser voltado para a comunicação.
Segundo Pereira, 2001, até chegar ao mundo da informação digital o homem passou por cinco grandes etapas quemarcaram a evolução da comunicação humana. A comunicação corporal, a comunicação oral, a comunicação manuscrita, a comunicação impressa e a comunicação eletrônica.
A primeira etapa, a da comunicação corporal, os ancestrais do homem se comunicavam como os outros animais, com expressões faciais, gestos, posturas, vocalizações.

(...) Eles desenvolveram ao longo de milhões de anos de evoluçãobiológica e experiência social, um múltiplo e eficiente arsenal de recursos comunicativos não verbais: sorriso de simpatia, risadas de alegria, gargalhadas de galhofa, palidez e rubor denunciando emoções fortes, caretas de medo ou de dor, testa franzida de preocupação ou aborrecimento, olhares de ternura ou de ferocidade, resmungos e rosnados, gritos de chamamento ou de afugentamento, gestos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientações para produção de relatório
  • Orientações para produção de monografia
  • Orientações gerais sobre produção da atps
  • orientações pedagógicas para produção carta/ leitorr
  • Orientações pedagógicas aos professores para produção de material didático
  • A produção de provas de ofício pelo juiz durante o inquérito policial e o sistema acusatório
  • Oficio
  • Oficio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!