Orientações para elaboração de projeto

Páginas: 6 (1431 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Orientações para Elaboração de Projetos

CORPO ADMINISTRATIVO

Washington de Jesus Sant´Anna da Franca-Rocha Assessor Especial de Relações Institucionais

Raquel de Matos Cardoso do Vale Assessora Técnica

Wilma Simões Vieira Sub-Gerente

Karla Maria Lima Figueiredo Administradora

Eneida Soanne Matos Campos de Oliveira Secretária

Doralice Costa Francisneide de Jesus AlbanoLuciano Penelu Bitencourt Pacheco Nildes Miriam Oliveira Técnicos Administrativos

1.

Apresentação

“Elaborar projetos é uma forma de independência.É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução”.
(Kisil R., 2001)

A Assessoria Especial de Relações Institucionais- AERI foi criada para exercer funções pertinentes às relações institucionais nacionais e internacionais, no estabelecimento de parcerias e convênios,

mobilidade discente e docente e captação de recursos. Neste sentido, a AERI tem se organizado, desde a sua criação, no sentido de consolidar e de cumprir suas atribuições institucionais. Assim, com vistas a aumentar o número de projetosrealizados na UEFS contribuindo para um melhor nível de qualidade, com eficiência e eficazes, na apresentação das propostas., capacitar a equipe técnicoadministrativa e corpo docente foram estruturadas as seguintes orientações básicas para elaboração de projetos. Espera-se que as informações aqui retratadas possam atender aos interesses e às necessidades da comunidade local e regional, contribuindo assim,para a construção de uma UEFS democrática, participativa e autônoma.

2.

Noções Gerais

Um projeto compreende a utilização coordenada de recursos humanos, financeiros e materiais dentro de um período de tempo para alcançar objetivos definidos. Elaborar um projeto é visualizar e fomentar todos os recursos necessários ao desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas,apresentando os objetivos, os meios que serão utilizados para atingi-los, as fontes de financiamento, e como serão avaliados os resultados.

3.

Elementos do Projeto

Elementos devem ser observados na formulação de projetos:

1) IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Necessário apresentar o título do projeto, o local em que será implementado, a duração do projeto e o início previsto. Título do Projeto - deveindicar de maneira sintética o conteúdo do projeto a ser apoiado (fornecer uma idéia inicial). Ex.: Capacitação para Elaboração de Projetos.

2) IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE/EXECUTOR

Necessário conter as seguintes informações: nome, endereço completo, forma jurídica, CGC, representante legal e ato que lhe atribui competência, coordenador do projeto e seu endereço. Deve-se mencionar todos osparceiros do projeto, destacando quem é o proponente e quem participará da execução.

3) HISTÓRICO DE EXPERIÊNCIA DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE/EXECUTORA Necessário apresentar uma descrição sucinta dos trabalhos realizados pela instituição, principais resultados e conquistas realizadas. Demonstrar a experiência e a aptidão da instituição em desenvolver trabalhos semelhantes ao proposto, razão porqueirá obter sucesso.

4) CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA Neste campo é fundamental destacar que o projeto é uma resposta a um determinado problema percebido. É, freqüentemente, um dos elementos que mais contribui na aprovação do projeto pela(s) entidade(s) financiadora(s). Neste campo é importante apresentar o problema central do projeto, ou seja, qual a questão ou situação que motivou a suarealização. A clara formulação da questão central do projeto é importante para o seu planejamento e execução.

5) JUSTIFICATIVA Deve-se apresentar ao leitor o porquê é importante realizar o projeto. A justificativa deve apresentar respostas a questão POR QUE? Por que executar o projeto? Por que ele deve ser aprovado e implementado?

Qual a relevância desse problema/questão? Qual o alcance do projeto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • orientações para elaboração de um projeto cese
  • Orientações para elaboração
  • Guia para elaboração de projeto de pesquisa científica e monografia: orientações técnicas e metodológicas
  • Orientações para elaboração do TCC
  • ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
  • Orientações básicas na elaboração de trabalhos.
  • Orientações para elaboração de livro
  • Orientações Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!