Orientação vocacional

Páginas: 6 (1321 palavras) Publicado: 23 de março de 2013
1 – INTRODUÇÃO
O trabalho, diante da dimensão da existência, sempre esteve presente na sociedade. Porém nem sempre o homem pode trabalhar naquilo que desejava, nas antigas sociedades faltavam escolhas já que o trabalho era quase totalmente braçal; foi somente ao longo do tempo que o homem sentiu-se livre para escolher o que realmente gostava. Atualmente pode-se não somente escolher, mas comotambém preocupar-se com o que vai escolher. “Se existe a possibilidade de escolha, existe também a possibilidade de alguém ajudar alguém a escolher, isto é, de orientação.” (PIMENTA, 1986, p. 20).
A orientação profissional vem sendo cada vez mais instrumento para uma escolha profissional consciente e responsável. O objetivo é frisar do que ela se trata e como seu diagnóstico é efetuado, além deapresentar um programa de orientação profissional para os alunos da terceira série do ensino médio da Escola Estadual Raul Soares, baseado em testes, dinâmicas, debates e apresentação de informações acerca dos mais diferenciados campos profissionais e universitários.
2 – O QUE É ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL?
Segundo BOHOSLAVSKY (2003)
“é um dos campos de atividade dos cientistas sociais. Como tal,compreende uma série de dimensões ou ramos, que vão desde o aconselhamento na elaboração de planos de estudo até a seleção de bolsistas, quando o critério seletivo é vocação. Portanto, constitui uma ampla gama de tarefas, que inclui o pedagógico e o psicológico, em nível de diagnóstico, de investigação, de prevenção, e a solução da problemática vocacional.”
SILVA (1995) enfatiza a orientaçãoprofissional psicológica como aquela que se atém às “características pessoais dos indivíduos e aos processos psíquicos que governam suas escolhas profissionais, considerando a estrutura social e econômica como condições dadas que meramente impõem os limites nos quais esses processos psicológicos operam.” (p.25). A ênfase recai sobre características ou processos isolados, pois embora se considere o meio,não é proposta uma conceituação adequada para tal.
BOHOSLAVSKY (2003) faz uma articulação entre indivíduo e sociedade diante da dialética das identificações. Essas identificações são determinantes do sujeito (e portanto de sua identidade vocacional/profissional) mas não determinantes em última instância. A identificação é uma tentativa de criar um modelo dos problemas de orientação vocacional,onde surgem duas correntes que interferem na escolha profissional: A coerência da percepção social e a continuidade interior.
Diante do vocacional/escolha profissional BOHOSLAVSKY (2003) são diferenciados dois planos: o dos problemas e o das problemáticas. O primeiro refere-se às dificuldades do sujeito em estabelecer escolhas conscientes e autônomas (quando existem condições para optar) em relaçãoa estudos e trabalho. Não envolve apenas medir aptidões, interesses e desenvolver resultados de testes, mas principalmente propiciar uma escolha livre pela vida futura. Na problemática teórica é imposta uma leitura interpretativa capaz de compreender o caráter sobredeterminado e multideterminado da escolha diante dos desejos, identificações e demandas sociais (veiculados pela família, escola,meios de comunicação de massa). “A pessoa que decide, suporta e transportas ambas as classes de determinações, fazendo com que o ‘individual’ e o ‘social’ se expressem sempre simultaneamente, tanta nas dúvidas ou obstáculos das tomadas de decisão, como nas soluções a que finalmente se alcance.” (p.XIX).
HOLAND (1968, apud SILVA, 1986, p. 31) enfatiza a escolha profissional seguindo alguns aspectos:- A escolha profissional é experiência da personalidade;
- Inventários de interesse são os mesmos da personalidade;
- Os estereótipos vocacionais possuem significados psicológicos e sociológicos que devem ser considerados;
- Os sujeitos possuem uma dada vocação diante da história de vida;
- A satisfação, a estabilidade e o sucesso dependem de uma congruência entre personalidade e ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientação vocacional
  • Orientação Vocacional
  • Orientação vocacional
  • Orientacao vocacional
  • Orientação vocacional
  • orientaçao vocacional
  • orientação vocacional
  • Orientação vocacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!