Orientação vocacional

Páginas: 10 (2430 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2011
INTRODUÇÃO

Sabe-se que a escola é a experiência central na vida de muitos adolescentes, ela oferece oportunidades para absorver informações, dominar e aperfeiçoar habilidades adquiridas, além de ampliar horizontes intelectuais e sociais.
Partindo deste ponto, realizou-se uma entrevista com dois adolescentes que estão finalizando o Ensino Médio, questões referentes ao autoconhecimento, fazerescolhas, explorando as profissões e informações ocupacionais.
Neste relatório mostra-se a importância de identificar através da entrevista como que os adolescentes tanto de escola pública quanto de escola particular sentem-se diante da difícil tarefa de escolher sua profissão.
Com o principal objetivo de compreender os diversos assuntos relacionados à escolha profissional que esses adolescentesencontram.

Autoconhecimento

A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa auto-estima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionandoresoluções produtivas e conscientes, para Bock,
Ao escolher uma profissão, esse ser rico em elementos internos, procura planejar um ser para si mesmo - “O que quero ser na vida” o processo de escolha da profissão é, portanto, em momento do processo de identidade do individuo.

Entram, assim em sua escolha, todos os elementos que ingressarem em seu mundo psíquico. Suas expectativas em relação a sipróprio, seus gostos, as habilidades que já desenvolveu até o momento, a profissão das pessoas que lhe são significativas, as imagens registradas no seu mundo interior relacionada às profissões, a percepção que tem de suas condições matérias, seus limites e possibilidades, seus desejos, tudo aquilo que deseja negar, tudo aquilo que deseja afirmar. Enfim, todo seu mundo interno e mobilizado para suaescolha profissional, inclusive fatores inconscientes, que também entram nesse jogo, e com muita força. (BOCK, 2008, P.319).

Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da descoberta dos defeitos e qualidades, comportamentais e emocionais. O equilíbrio entre esses fatores deve ser buscado para que não haja manipulação e fragilidade. Havendo uma reflexão de vida e do comportamento obtido atéentão e as atitudes tomadas para que se consiga encontrar os maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.

Fazendo Escolhas

De acordo com Levenfus (2010), para realizar uma escolha adequada e necessária que exista a capacidade de adaptação, interpretação e juízo.
É comum aos jovens que a decisão de fazer uma escolha profissional os deixe inseguros e indecisos.

O jovem podemudar, mas, muitas vezes, sente as mudanças como incoveniente, significando prejuízos, tempo em um outro caminho... nessas situações, mesmas difíceis, partir para a mudança pode ser bem melhor do que persistir no caminho errado.(p.41)

O ensino médio prepara para o ingresso no mundo do trabalho ou no ensino superior, pode se constituir em importante acontecimento de vida, pelo fato dos desafiosque coloca o jovem estudante deverá enfrentar, às exigências de sucesso acadêmico, necessário nos estudos, o jovem precisa resolver questões relacionadas à consolidação da sua identidade, exploração e preparo para o investimento num projeto profissional.

O conflito vocacional é manifestação do básico conflito de identidade pessoal, desdobrado sobre o plano vocacional. Caracteriza um momento decrise de identidade. Por não saber quem ele é, como é, e para que existe, e por não saber como interpretar significativamente o mundo complexo em que está inserido, o jovem entre em conflito. ( FALTA REFERNCIA ?p. 111)

Enquanto o estudo terminal prepara para o ingresso no mundo do trabalho ou no ensino superior, pode se constituir um importante acontecimento de vida, pelos desafios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientação vocacional
  • Orientação Vocacional
  • Orientacao vocacional
  • Orientação vocacional
  • Orientação vocacional
  • orientaçao vocacional
  • orientação vocacional
  • Orientação vocacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!