Orientação vocacional

Páginas: 6 (1362 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
BREVE HISTÓRICO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Sebastião Messias
Fac - Faculdade Anglo Americano

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar a importância da orientação profissional e vocacional em seus diferentes aspectos. Que o mercado de trabalho precisa de pessoas comprometidas com o desenvolvimento aliados ao conhecimento da função desempenhada, de nada adianta um profissional quetrabalha no ramo que não lhe traz prazer pessoal, algo que não lhe traz inspiração. É nesse momento que entra o orientador vocacional, lhe mostrando as diferentes maneiras de se descobrir qual o melhor caminho a ser seguido buscando sua realização pessoal e profissional.

Palavras chave: Orientação profissional, orientação vocacional, realização pessoal.

Breve Histórico da Orientação VocacionalPor muito tempo foi utilizada a Orientação Vocacional onde o profissional orientador fazia diagnósticos e prognósticos, indicando ao cliente ou orientando as profissões adequadas a cada um. Por volta do século XX, expandiu uma grande procura por testes de inteligência, interesse, aptidão e personalidade, que acabaram sendo grandemente desenvolvidos na prática da Orientação Vocacional.
Nemsempre o homem foi livre para escolher no que quer trabalhar, na verdade na maioria das vezes quem escolhia a função na qual deveria se trabalhar era classe social da qual o indivíduo pertencia, esta, no entanto era um tanto rígida e burocrática.
Hoje, porém é possível ou não escolher preocupar-se com a possibilidade de escolha e também receber ajuda ao escolher a profissão, a este chamamos deorientação.
Segundo Pimenta (1981.pg20) comenta que a preocupação com a escolha de pessoas certas para os lugares certos já aparece em Platão: “preencher os empregos mais importantes por pessoas especialmente aptas para eles”.
Pimenta (1981.pg20) ressalta que Walther, subtende que a ajuda ou orientação profissional vem aparecendo documentado desde 1575 na obra Examén de ingénios para las ciências,escrita pelo médico espanhol JUAN HUARTE, onde relata:
“para poder orientar é preciso saber quais são as aptidões que permitem exercer convenientemente as diversas profissões”. E para isso, que classes de talento (do indivíduo) podem-se distinguir e a que ramos das ciências melhor corresponderão?”.
HUARTE procura resolver dois lados da questão em seus estudos, o indivíduo e a profissão, onde oindivíduo precisa gostar do que faz, assim será ainda mais apto para exercer com afinco.
Para tanto, melhorando a compreensão da escolha vocacional, é preciso vislumbrar os aspectos na psicologia vocacional, assim seguindo para a escolha vocacional.
Garcia refere-se à LDB de 1961 onde a Orientação Educacional e Vocacional ajuda o aluno em suas escolhas profissional, tendo como base umaorientação esclarecedora e incentivadora.
A escolha pelo caminho a ser seguido esta vinculada ao sistema educacional, este que articula estudo e profissionalismo, leva o individuo a se especializar no que lhe proporciona sensação de prazer e estabilidade. Para tato é preciso sondar as aptidões e interesses desenvolvendo o autoconhecimento e conhecimento do mundo, onde os orientadores educacionais estãoem constante busca de conhecimentos para melhor orientar os que procuram auxilio. Pois toda teoria psicológica faz parte do processo de escolha vocacional, onde não é responsabilizar tão somente o indivíduo por sua escolha conduzindo o mesmo ao sucesso ou ao fracasso.
Para Villamarín, Apud Super (2000. Pg.34) chegando aos 20 anos de pesquisas, foi possível concluir que o desenvolvimentoprofissional é um processo que se estende desde a infância até a velhice, onde a evolução ordena-se como dinâmica onde pode-se interagir os conhecimentos do sujeito e as exigências do ambiente. Diante de seus estudos, Super chegou às seguintes conclusões:
“A decisão vocacional é um processo que ocorre durante um período extenso da vida de uma pessoa e não em um momento concreto. O individuo encontrará...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientação vocacional
  • Orientação Vocacional
  • Orientação vocacional
  • Orientacao vocacional
  • Orientação vocacional
  • orientaçao vocacional
  • orientação vocacional
  • Orientação vocacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!