Orientação Vocacional

Páginas: 11 (2558 palavras) Publicado: 20 de dezembro de 2013
AVALIAÇÃO DO MÓDULO DA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (RESPOSTAS)
1- As falhas na formação do professor universitário sempre estão bem óbvias nos levantamentos que se realizam com o corpo discente. Dessa maneira, é mais fácil e simples verificar que a maioria dos julgamentos negativos direcionados aos professores estão relacionados à falta de didática. Assim, é comum hoje, os educadoresuniversitários especializar-se em cursos de Didática do Ensino Superior, oferecidos em nível de pós-graduação. Porém, o número ainda é pequeno de professores que possuem especialização nessa área de didática. Antes, bastaria o professor ter boa comunicação e arraigados conhecimentos, subtendendo que quanto melhor o pesquisador fosse mais competente o professor seria. É essencial que os docentes reconheçam aimportância da didática para o ensino superior, que tem sido cada vez mais emergente, tendo em vista todo o contexto de inovações tecnológicas e de comportamentos no processo do ensino e aprendizagem cada vez mais dinâmicos, mudando constantemente. Após o reconhecimento do docente, para que haja efetivamente transformações no meio acadêmico, requer do docente ampliação de sua reflexão sobre adidática desempenhada e dessa maneira, inserindo-se no processo de mudança e assim, tornando o aprendizado mais eficaz.
2- O termo “didática” deriva do grego didaktiké, que significa arte de ensinar. Segundo GIL (2007, p.2) seu uso foi difundido com o aparecimento da obra de Jan Amos Comenius (1592- 1670), Didática Magna, ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, publicada em 1657. Hojesão muitas as definições para esse termo, mas quase todas apresentam como ciência, arte ou técnica de ensino. Até o final do século XIX, a Didática era fundamentada quase exclusivamente nos conhecimentos filosóficos. A partir do final do século XIX, a Didática passou a buscar fundamentos também nas ciências, especialmente na Biologia e na Psicologia, graças às pesquisas experimentais. No início doséculo XX, surgem os movimentos de reforma escolar tanto na Europa quanto na América. Por conseguinte, esses movimentos reconheciam a insuficiência da didática tradicional e aspiravam a uma educação que levasse em conta os aspectos psicológicos envolvidos no processo de ensino. No entanto, a partir do século XX á didática passou a seguir os princípios da Escola Nova. Nessa perspectiva, passou-se avalorizar os princípios de atividade, liberdade e individualização.
3- Jan Amos Comenius, Maseto Apud Gil, Jean Jacques Rousseau, Johan Henrich Pestalozzi, Johan Frederich Herbart.
4- A partir do século XIX, a Didática passou a buscar fundamentos também nas ciências, especialmente na Biologia. E na Psicologia.
5- Tinha a pretensão de ser um movimento de renovação pedagógica, e fundamentalmentetécnico, que buscava a aplicação educativa de conhecimentos derivados das ciências do comportamento.
6- Após vários estudos sobre a didática é possível compreender que a mesma é uma ferramenta imprescindível na formação do educador, desde que, ela venha desenvolver nele a capacidade de planejar, criticar, avaliar e adaptar suas ações a realidade em que se encontra inserido, a didática só poderáser bem praticada, a partir do momento em que ela for entendida e planejada segundo a necessidade encontrada no âmbito de trabalho. Assim sendo, o educador não pode deixar de trabalhar a didática uma vez que ela faz parte da sua prática profissional. Percebe-se que os professores vem utilizando a didática constantemente desde o século XX, quando a escola elementar torna-se universal atendendo todasas classes sociais, voltando-se ainda para todas as faixas etárias da mais tenra infância a idade adulta.
7- Há professores despreparados, hoje é necessário que o professor universitário tenha conhecimento de mundo, de ser humano, de ciência e de educação, compatível com sua função.
8- a) Serão oportunizadas vivências sócio – individualizadoras como grupo de verbalização e grupo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientação vocacional
  • Orientação vocacional
  • Orientacao vocacional
  • Orientação vocacional
  • Orientação vocacional
  • orientaçao vocacional
  • orientação vocacional
  • Orientação vocacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!