Orientação Sexual no espaço sexual

Páginas: 16 (3819 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Orientação Sexual no espaço escolar*

Aline Anjos**
Clécia Miranda**
Joelma Barreto**
Mariana Leão**
Yula Almeida**

Considerando que a sexualidade é tida como uma construção histórico sócio- cultural, sabemos que desde os primórdios que as conversas e discussões sobre sexo sempre foram deixadas às margens da sociedade. E quando meninos e meninas desejavam saber mais sobre suascuriosidades sexuais iam buscar informações através de colegas, revistas, livros e atualmente na internet. Os espaços que poderiam educar e orientar se esquivavam de seus papeis de educar e orientar.
Percebe-se então, o quanto é difícil para pais falarem sobre sexualidade para seus filhos, pois sua formação se deu às margens da sociedade. Observa-se também que a escola não está preparada para orientarcrianças, adolescentes e jovens, pois os profissionais que estão lá tiveram uma formação castrada pela família e escola. Era proibido falar de sexo na família, escola e na igreja. Onde os crianças, adolescentes e jovens poderiam tirar suas dúvidas? Lógico que as dúvidas pelos colegas mais próximos e os mais espertos buscavam as revistas.
Atualmente não é diferente, pois falar sobre sexualidadecontinua sendo um tabu. Isso é notório, porque faz parte de um processo histórico que se enraíza ainda nos becos, nos silêncios; entre uma frase sutil e um palavrão podem ser suficiente para as estruturas familiares perderem as “estribeiras”. Ainda hoje se vive na escola a polêmica em relação a multiplicidade de visões, crenças, tabus e valores que nelas estão inseridas no currículo escolar.___________________________________
*Artigo apresentado à disciplina de Seminário de Práxis Pedagógica ao Curso de Pedagogia, pela Faculdade Santíssimo Sacramento.
**Graduandas do curso de Pedagogia da Faculdade Santíssimo Sacramento, VI Semestre 2013.2, orientadora: Áurea da Silva Pereira.

Introdução

A curiosidade sobre essa temática surgiu quando ministrávamos aulas no ensino fundamental, noperíodo de estágio. Numa aula de história, quando explicávamos sobre a exploração da terra, falávamos também sobre a plantação a professora deu como exemplo de plantação o tabaco, o que logo provocou um sequencia de risos e um aluno acabou respondendo a docente que tabaco era o órgão sexual feminino e assim uma sucessiva guerra de piadinhas.
Assim, pode-se observar que os alunos possuem muitascuriosidades quanto ao assunto e recebem informações desordenadas a toda momento vindo principalmente da mídia televisiva. Observa-se, então, que na sala de aula não há mais como os profissionais de educação tentar se esquivar dos questionamentos dos alunos.
Desse modo, esse ensaio surge da discussão de construir de um currículo escolar que se proponha a criar projetos pedagógicos que vise abordar aorientação sexual nos espaços de sala de aula. Assim, para elaboração deste, partimos da observação realizada em duas escolas do município de Alagoinhas, uma da rede privada e outra pública; além disso, buscamos investigação teórica à luz de teóricos que abordam a sexualidade.
Assim, o objetivo deste ensaio é discutir acerca da importância da orientação sexual no contexto pedagógico. A pretensãodesta pesquisa na escola se constitui para além de trabalho avaliativo, pois nosso empenho é pensar num cidadão que busque qualificar os professores que trabalham ou não a sexualidade na escola e também uma questão tão importante como a orientação sexual não poderia deixar de ser trabalhado na educação e se construir numa política pública, além de ser considerado um tema social urgente e decaráter essencial.
Então, este ensaio está estruturado nos seguintes tópicos: no primeiro tópico busca-se apresentar perspectivas divergentes sobre sexo, sexualidade, abordando métodos, valores, conceitos e preconceitos que envolvem o tema, discutindo sobre a sexualidade como construção sócio, histórica e social. No segundo tópico abordaremos uma breve discussão sobre a questão da educação sexual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientação sexual
  • Orientação sexual
  • Orientação Sexual
  • orientação sexual
  • O que é orientação sexual
  • Orientação Sexual
  • Orientação sexual
  • Orientação sexual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!