Orientação profissional

Páginas: 12 (2900 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2011
HISTÓRICO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
ABORDAGENS EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

TRAÇO-FATOR
ABORDAGEM PSICOMÉTRICA (Primeira década do Século 20)

- Inventário de Interesses
- Bateria de Aptidões Específicas
- Teste de Personalidade
- Teste de Inteligência (FATOR G)
- Perfil profissiográfico
- Não existe teste vocacional
- Tipologia (MBTI, QUATI, HOLLAND, BBT)

Frank Parsons, 1908“No processo de escolha vocacional há três fatores envolvidos: (1) uma clara compreensão de si mesmo, de suas aptidões, habilidades, interesses, ambições, recursos, limitações e suas causas; (2) um conhecimento das necessidades e condições de sucesso, vantagens e desvantagens, compensação, oportunidades e perspectivas em diferentes áreas de trabalho; (3) avaliar a relação entre estes dois gruposde fatos.”
PARSONS - CONTEMPORÂNEO COM O MOVIMENTO FORDISTA/TAYLORISTA: HOMEM CERTO NO LUGAR CERTO; ESTUDO DOS INTERESSES, APTIDÕES E PERSONALIDADE
(Primeira década do Século 20)

- Inventário de Interesses
- Bateria de Aptidões Específicas
- Teste de Personalidade
- Teste de Inteligência (FATOR G)
- Perfil profissiográfico
- Não existe teste vocacional

Tipologia JunguianaMBTI/QUATI

- EXTROVERSÃO (E) / INTROVERSÃO (I)
- INTUIÇÃO (N) / SENSAÇÃO (S)
- SENTIMENTO (F) / PENSAMENTO (T)
- PERCEPÇÃO (P) / JULGAMENTO (J)



A abordagem psicométrica em Orientação Vocacional - Fabiano Fonseca da Silva
A primeira estratégia utilizada no campo da Orientação Vocacional foram os testes, ou abordagem psicométrica, teoria traço-fator ou ainda, como prefere Bohoslavsky,modalidade estatística.
Um dos precursores desta estratégia foi Frank Parsons que em 1908 publicou nos Estados Unidos o livro “Choosing a vocation” e defende um método científico para a escolha vocacional:
“No processo de escolha vocacional há três fatores envolvidos: (1) uma clara compreensão de si mesmo, de suas aptidões, habilidades, interesses, ambições, recursos, limitações e suas causas;(2) um conhecimento das necessidades e condições de sucesso, vantagens e desvantagens, compensação, oportunidades e perspectivas em diferentes áreas de trabalho; (3) avaliar a relação entre estes dois grupos de fatos.”
Ou seja, na abordagem psicométrica está envolvida uma correlação entre interesses, aptidões, habilidades e a correspondência com as características de um grupo de profissões.Estas observações de Parsons vigoraram no campo da Orientação Vocacional e estava de acordo com as propostas da administração científica e o modelo fordista-taylorista de produção. Um dos pressupostos desta abordagem era: “o homem certo no lugar certo”.
Esta proposta de trabalho foi desenvolvida com o passar dos anos e instrumentos foram criados para desenvolver este método.
A bateria deorientação vocacional
Em primeiro lugar não existe um teste vocacional, em geral o que se chama de teste é o inventário de interesses. Também é importante dizer que a maioria dos “testes” aplicados na internet ou em revistas não são válidos.
Uma bateria é composta por diversos testes:
a) Nível mental: avaliar a inteligência tem o objetivo de prognosticar o desempenho do aluno em um futuro ramoprofissional, mais precisamente indicando um nível de ensino para o orientando. Ou seja, quem tem um desempenho superior poderá ser bem sucedido no ensino superior, ou técnico, tecnológico. Os teste indicados são o Raven matrizes progressivas, D48.
b) Aptidões: Nesta modalidade é importante avaliar se a pessoa tem habilidade para realizar determinada tarefa, seriam tendências naturais, comoaponta Oliveira (1995). Estas aptidões teriam carga genética, enquanto caberia aos interesses um maior peso da influência social. Oliveira (1995) cita que as aptidões mais importantes em um processo de Orientação Vocacional seriam: raciocínio abstrato; aptidão numérica, percepção mecânica, percepção espacial, aptidão verbal; habilidade lingüística; memória; exatidão; atenção concentrada. Algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • orientação profissional
  • Orientação Profissional
  • Orientaçao profissional
  • Orientação profissional
  • Orientação profissional
  • orientação profissional
  • Orientação profissional
  • Orientação Profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!