Orientação para composição de preços de estudos e projetos de arquitetura e engenharia

Páginas: 22 (5408 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Orientação para Composição de Preços de Estudos e Projetos de Arquitetura e Engenharia
Apresentação Componentes do orçamento Quantificação dos recursos Preços pág. 2

pág. 3

pág. 5 pág. 7

Aferição do orçamento elaborado pág. 9 Conclusão Anexo 1 Anexo 2 Anexo 3 Anexo 4 pág. 10 pág. 11 pág. 12 pág. 23 pág. 24

1

Tel.: 11 3123-9200 sinaenco.sp@sinaenco.com.br www.sinaenco.com.br

1.Apresentação
O presente trabalho tem como objetivo orientar as empresas filiadas ao Sinaenco, bem como seus clientes contratantes de serviços do setor, na difícil tarefa de identificar, quantificar e orçar os recursos humanos e as despesas diretas e indiretas necessários para o adequado desenvolvimento de estudos e projetos de arquitetura e engenharia consultiva. Este roteiro fornece orientaçõese subsídios, básicos, para possibilitar a elaboração de orçamentos condizentes com os custos e as remunerações inerentes aos trabalhos do setor de arquitetura e engenharia consultiva. Foi elaborado considerando-se a premissa básica de viabilizar a execução dos serviços, segundo a boa prática do setor, com a manutenção das condições técnicas e de atualização tecnológica, estruturais e financeirasdas empresas, assim como das perspectivas de evolução e progresso. Não se pretende apresentar um compêndio sobre a formatação de orçamentos, mesmo porque existem diversas publicações e trabalhos mais abrangentes e precisos. Observa-se também que o presente roteiro é genérico e que na elaboração dos orçamentos deverão ser respeitadas, sempre, as especificidades do trabalho a ser desenvolvido.

2 2. Componentes dos Orçamentos
As principais componentes que deverão estar presentes no orçamento de um trabalho de consultoria são os custos diretos, os custos indiretos, as despesas legais (tributos) e os benefícios.

2.1 Custos Diretos
Os custos diretos são relativos aos recursos despendidos exclusivamente para a execução do trabalho e podem ser agrupados em quatro componentes básicas, asaber: Recursos Humanos – Equipe Permanente – componente referente aos profissionais, alocados para o trabalho, que integram a equipe técnica permanente da empresa; Recursos Humanos – Consultores – componente referente aos profissionais, alocados para o trabalho, que não fazem parte da equipe técnica permanente da empresa, ou seja, são Consultores Externos; Serviços de Apoio Técnico –levantamentos, análises, ensaios, testes, laudos e demais serviços técnicos que subsidiam o trabalho da consultoria; Despesas Diretas – recursos financeiros, materiais, equipamentos e serviços de terceiros, não submetidos à responsabilidade técnica da consultoria, e despendidos exclusivamente na execução do trabalho;

2.2 Custos Indiretos
Os custos indiretos, apesar de indispensáveis para viabilizar aexecução dos trabalhos, nem sempre são diretamente vinculados ao trabalho em questão, ou seja, são decorrentes do fornecimento, da manutenção e da utilização de recursos e serviços que podem ser compartilhados na consecução e realização de múltiplos trabalhos da consultoria. Portanto, estes custos devem ser rateados (suportados) por todos os contratos da empresa.

3

2.3 Despesas Legais(Tributos) (Tributos)
São os impostos e contribuições incidentes sobre o faturamento da empresa.

2.4 Benefícios
Outra parcela a ser considerada na composição de um orçamento refere-se ao lucro a ser obtido com a execução do trabalho. Nenhuma empresa, por mais simples que seja, pode trabalhar com vistas, apenas, ao pagamento das despesas, pois assim agindo, está fadada ao fracasso, caso sejasurpreendida por algum imprevisto. A parcela do lucro possibilita não apenas a remuneração pelo risco e pelo capital investido, como também o acúmulo de uma reserva de recursos a ser utilizada para fazer frente a eventuais imprevistos ou insucessos, ou para a realização de novos investimentos.

4

3. Quantificação dos recursos
3.1 Quantificação das Cargas Horárias – Recursos Humanos
Tendo em vista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Orientação de Estudos
  • Engenharia de Software
  • composição em arquitetura
  • composição em arquitetura
  • Tributação Indireta na Composição do Preço da Cesta Básica: Um Estudo no Município de Bananeiras – PB
  • Composição de preços exercito
  • Estudos iniciais em projetos de arquitetura
  • Composição de preços unitarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!