orientação farmaceutica

Páginas: 9 (2079 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014


Orientação Farmacêutica para idosos Hipertensos acompanhados pelo Centro de Saúde Perobal no Município de Perobal (PR).


Nome da Revista (cujo regulamento será seguido):

Arquivos de Ciências e da Saúde da UNIPAR
Site: http://revistas.unipar.br/saude/article/view/3198

RESUMO

No Brasil a doença mais prevalente é a hipertensão arterial, sendo a maior causa de óbito em indivíduosIdosos. Uma das formas de minimizar este risco esta relacionada a orientação farmacêutica, que está associada com uma mudança de estilo de vida dos pacientes.
Um dos programas nacionais de prevenção e acompanhamento para hipertensão nos municípios brasileiros é o HIPERDIA (Hipertensão e Diabetes), que registrou através dos dados do SIAB (DATASUS) 2013 no Município de Perobal 891 hipertensosinscritos sendo percentual de 14,65% da população total. Desses hipertensos 720 são idosos acima de >60 anos de idade que são inscritos no município. (Fonte: SIAB (Sistema de Informações de Atenção Básica).
Considerando que o tratamento e a prevenção podem ser melhorados através da orientação farmacêutica este trabalho tem como objetivo otimizar o tratamento farmacológico neste município. oTrabalho será realizado através da aplicação de um questionário para coleta de dados com posterior orientação farmacêutica sobre o uso de medicamentos.
A finalidade desse trabalho é orientar do modo correto de usar os medicamentos em prevenção de problemas relacionados ao uso dos medicamentos dos pacientes idoso acompanhados pelo centro de saúde de Perobal, através de questionários para avaliar o modode utilização e através de palestras orientá-los.

Palavras Chaves: Idosos, Hipertensão Arterial, Orientação Farmacêutica, Anti-Hipertensivos.

Hipótese
Considerando que idoso que faz uso de Politerapia, a utilização está relacionada com seu bem estar, caso se sinta bem para de utilizar, caso se sintam mal duplicam sua dose, assim contrariando a lógica terapêutica.


Benefícios
Osbenefícios esperados são: orientar para que seja cumprido o tratamento indicado pelo profissional médico com resultado na eficácia no tratamento, uso racional de medicamentos e menores riscos de reações adversas.

Risco
Neste Projeto que estaremos a realizar sobre “Orientação Farmacêutica para idosos Hipertensos acompanhados pelo Centro de Saúde Perobal no Município de Perobal (PR)”, não haverá riscocom os Idosos, pois sim, estaremos orientando a sim Benefícios à saúde de cada paciente.







Justificativa

Apesar de o tratamento farmacológico ser considerado pela maioria das pessoas como aquele que promove maior eficiência em saúde, mesmo assim, várias são as dificuldades quando os hipertensos em questão são idosos: quanto maior o tempo de terapêutica mais elevada setorna a taxa de falta de adesão ao tratamento e abandono dos medicamentos. (MION JR,2001). Fonte:(https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2326.pdf)
Para o Idoso é muito mais difícil fazer o uso do tratamento farmacológico correto visto que as dificuldades de enxergar as instruções ou até mesmo de leitura, abrir os frascos, se assim não compreenderem o esquema terapêuticonão terão eficácia tendo qualidade de vida baixa.
A orientação sobre medicamentos ainda é vista pela população como de responsabilidade do médico, que por sua vez, acaba repassando-as por falta do profissional competente para desempenhar esta função, o farmacêutico.
Cabe ao farmacêutico fornecer orientação sobre o uso dos medicamentos relativa ao medicamento,devendo este profissional estar familiarizado com os pacientes e com a terapia, promovendo ações que levem ao uso racional de medicamentos (OLIVEIRA et al., 2002). Fonte: ( (http://www.itpac.br/arquivos/Revista/34/3.pdf)
Considerando que no Município de Perobal (PR) o número de idosos hipertensos acompanhados pelo centro de saúde Perobal é alto, tende-se a necessidade de elaborar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da orientação farmaceutica
  • Orientação farmacêutica no uso de fitoterápicos
  • Farmaceutica
  • farmaceutica
  • Farmaceutica
  • Farmaceutica
  • farmaceutica
  • farmaceutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!