ORGÂNICOS X TRANSGÊNICOS

683 palavras 3 páginas
ORGÂNICOS X TRANSGÊNICOS
Alimentos orgânicos :
Eles são produzidos sem que haja, durante todo o processo, contato do alimento e do agricultor com produtos ou adubos químicos e com sementes transgênicas. Portanto, há a busca do equilíbrio com a natureza no que se refere ao manejo da água e do solo a à preservação de espécies da fauna e da flora mundial, ou seja, visa-se, assim, um desenvolvimento sustentável do meio ambiente, retirando-se o produto da terra da forma mais natural possível.
Os produtos orgânicos levam selos em suas embalagens. As vantagens de consumir alimentos orgânicos é no maior número dos nutrientes – vitaminas e minerais – existentes em comparação ao alimento que possui relação com agrotóxicos e outros produtos químicos em sua composição e formação.
Pelo menos 80% dos projetos certificados no Brasil são de pequenos agricultores familiares (cerca de 20 mil agricultores). As associações e cooperativas de pequenos produtores vem crescendo e viabilizam a agricultura orgânica em muitas regiões fixando o homem no campo. Muitas famílias consomem e vendem o que plantam.
O sistema de cultivo orgânico observa as leis da natureza, respeita as diferentes épocas de safra e todo o manejo agrícola está baseado na preservação dos recursos naturais, além de respeitar os direitos de seus trabalhadores
Benefícios e Vantagens:

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.
Alimentos transgênicos:
São alimentos geneticamente modificados desenvolvidos em laboratórios com utilização de genes de diferentes espécies, combinadas a fim de mudar algumas características do produto, como sabor, local e condições de plantação, resistência, entre outras.
Por serem recentes, ainda não se sabem

Relacionados