Orgulho de ser advogado

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2012
Orgulho de Ser Advogado (Resenha Crítica)

O direito e leis jurídicas já fazem parte do cotidiano brasileiro mesmo antes da criação dos cursos jurídicos no Brasil, mas foi a partir daí que acultura jurídica se consolidou, tornando-se a mais importante formação da época. Alguns dos bacharéis não se detinham apenas ao exercício do Direito, muitos se dedicavam a outros saberes, Literatura porexemplo. Eram profissionais com ampla formação política, cultural e social.
Eles tiveram grande influência nos marcos da nossa história, através de esforços, mudaram o curso dos acontecimentos e comdedicação conseguiram criar a OAB que atua de forma efetiva.
Mas muitas vezes o papel do advogado é confundido, não veem nele um homem que busca a justiça e sim alguém que coopera com a impunidade, averdade é que o dever do advogado é garantir os direitos de seus clientes, buscando sempre cumprir o que diz a lei.
Como em toda a profissão, existem aqueles que envergonham a classe, não sendoprofissionais éticos, por isso a advocacia e seus defensores, vem enfrentando uma série de acusações e ataques infundados, que prejudicam a credibilidade das instituições. O que se observa é que a condutados profissionais está ligada a má formação dos tais. O Brasil possui mais de mil faculdades de Direito, mas nem todas estão empenhadas em formar bons profissionais, que por sua vez não estão aptos arealizar o exame da Ordem, com base nisso a OAB tem ido às faculdades de Direito levando ensinamentos sobre ética, prerrogativas profissionais e ainda discutindo sobre o exame da Ordem.
Um fatopreocupante nas criticas a advocacia se trata da violação das prerrogativas profissionais, que é o que garante ao advogado o melhor exercício de sua profissão. Um projeto em lei pretende criminalizar essasviolações e impedir que, quem desrespeitou a advocacia não possa mais exercer esse ofício.
Em todo esse tempo muito foi enfrentado por essa profissão, e muita coisa ainda está por vir, mas agindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orgulho de ser fisioterapeuta
  • Orgulho de ser corretor
  • Orgulho de Ser Brasileiro
  • Resumo do Texto: Orgulho de ser Surdo
  • Advogado não deve ser comparsa
  • orgulho
  • Orgulho
  • orgulho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!