Orgonologia

1158 palavras 5 páginas
Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas

Curso Profissional de Técnico de Som

Recuperação Modulo: ORGANOLOGIA

Professor: Davide Lobão

Francisco Diogo Costa da Cunha
Nº-13 3ºSom
Porto, 10 de outubro de 2013

Classificar os instrumentos musicais:

A organologia é o estudo e a classificação dos instrumentos musicais, com base em determinados critérios. Geralmente, há duas maneiras predominantes de classificar os instrumentos musicais:

• classificação conforme a fonte sonora, isto é, a constituição física de cada instrumento; classificação adotada pelos musicólogos e pelos físicos que se dedicam à acústica.

Classificação dos instrumentos conforme a fonte sonora:

Idiófones – instrumentos, auto-ressonadores, em que a fonte Sonora, é a produzida pela vibração do próprio corpo do instrumento; ex.: instrumentos de percussão sem pele, como triângulo, claves, matraca, etc.

Membranófones – ressonadores de membrana: em que a fonte sonora é uma membrana esticada: instrumentos de percussão com pele, como a tarola, bombo, tímpanos, etc.

Cordófones – ressonadores de corda: em que a fonte sonora é uma corda esticada; ex.: violino, harpa, violão, etc.

Aerófones – ressonadores de ar: em que a fonte sonora é uma coluna de ar em vibração; ex.: flauta, saxofone, trompete, etc.

Eletrófones – ressonadores de corrente elétrica: em que a fonte sonora é a eletricidade; ex.: guitarra, sintetizador, etc.

Ouvido Humano:

O ouvido humano é o orgão da audição, e pode ser dividido em três partes:

-Ouvido externo
-Ouvido médio
-Ouvido interno

Ouvido externo:

Fazem parte do ouvido externo o pavilhão auricular e o canal auditivo, cujas funções são recolher e encaminhar as ondas sonoras até ao tímpano. É também no canal auditivo que se dá a produção de cera, que não é mais do que uma forma de este se manter húmido e limpo. Isto porque a cera

Relacionados