Organograma e departamentalização

Páginas: 8 (1995 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
CRÉDITOS: http://www.slideshare.net


Organograma


➢ Definição
O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.
O organograma foi criado por um norte americano, Daniel C. MacCallum (EUA) por volta de 1856, quandoeste administrava ferrovias nos EUA. Desde então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.
Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é umarepresentação da organização em determinado momento e, pode, portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.














➢ Tipos de organogramas
Organograma vertical (também chamado declássico): é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa;

[pic]

Organograma circular (ou radial): é exatamente o contrário, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo;

[pic]

Organogramahorizontal: também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância), mas ao lado;


[pic]

Organograma funcional: é parecido com o organogramavertical, mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização;

[pic]

Organograma matricial:é usado para representar a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara das unidades funcionais, mas grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários (estrutura informal).

[pic]

Organograma em barras: no organograma em Barras,os órgãos ou as unidades administrativas são configurada por retângulos horizontais, que se iniciam na mesma posição à esquerda e se prolongam para a direita. Esse prolongamento, em maior ou menor amplitude, é o que define a hierarquia do órgão. Os órgãos da mesma hierarquia ficam situados em níveis diferentes, dificultando a visualização. Por outro lado, tem a vantagem de sua construção sersimples, dispensando desenhista.

[pic]

Organograma Informativo: apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa.

[pic]

Linear de responsabilidade:No organograma linear tem responsabilidade onde a agilidade e determinações estão relacionadas a um cargo organizacional, o grau de participação e decisão do administrado é claro. Asidéias interagem com as idéias atuais e anteriores, ou seja, tem peso e aplicações diferentes. Nela a hierarquia está visivelmente nítida. Ela tem base nos princípios de divisão do trabalho até mesmo à diferenciação. Nessa estrutura a formação tem base primitiva, ou seja, o chefe é que manda e os colaboradores obedecem. Há uma facilidade muito grande na comunicação formal, pois vem de cima parabaixo as ordens e decisões.  Na organização com estrutura linear ela é mais aplicada em pequenas empresas e que a mesma aplica naturalmente. Isso ocorre porque não há necessidade da equipe fazer parte da estrutura para representar no organograma.






[pic]





Dial de Wyllie: na forma de um disco separado por círculos concêntricos conforme o grau hierárquico e, dentro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluxograma, organograma e departamentalização
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO: CONCEITO, FUNÇÕES, OBJETIVOS, ORGANOGRAMA UFT – CAMPI GURUPI.
  • Departamentalização
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO
  • Departamentalização
  • Departamentalização
  • departamentalizacao
  • Departamentalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!