Organograma - gestão industrial

Páginas: 9 (2035 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
OBJETIVO: Apresentar a organização, segunda função gerencial, destacando suas principais manifestações, para aplicabilidade em diferentes contextos

Objetivos
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:
aplicar as principais ferramentas da função organização;
identificar a relevância da organização como instrumento essencial ao trabalho de administrar empresas.Tarefas, funções e cargos
O desenho organizacional representa a arquitetura da organização: como os seus órgãos e cargos estão estruturados e distribuídos, quais as relações de comunicação entre eles, como o poder está definido e como as coisas deverão funcionar. Isso evidencia o papel do cargo nas organizações. Uma empresa que possui uma boa descrição e operacionalização dos seus cargos temmuito mais possibilidade de alcançar eficiência e eficácia nos seus processos.
Assim, é necessário fazer uma rápida explanação sobre cargos. Para isso, precisamos esclarecer alguns conceitos bastante pertinentes: tarefa, função e cargo.
As tarefas, ou atividades, são séries agregadas e coordenadas de elementos do trabalho necessárias para produzir um determinado resultado, ou seja, são as açõescotidianas do cargo, tais como: atender ao telefone, arquivar documentos, preparar relatórios, analisar resultados etc.
Diversas tarefas correlatas, de uma mesma natureza e afinidade, compõem uma função. Um empregado pode exercer várias funções na empresa, sobretudo no mundo moderno, onde o perfil do trabalhador necessita de muitas habilidades distintas. Confira só este exemplo: Rita, funcionáriadas Lojas Marionetes, conceituada loja de varejo de moda feminina, exerce o cargo de vendedora, onde atende aos clientes, apresenta os produtos disponíveis, organiza o espaço da loja e prateleiras e, claro, promove as vendas (função de venda). Entretanto, Rita, a nossa funcionária-padrão, também é responsável pela arrumação das vitrines, organiza materiais para a sua decoração, analisa astendências de moda e ajusta a exposição à vitrine dos produtos que a loja pretende promover (função de vitrinismo). Paralelo a tudo isso, Rita, a nossa funcionária polivalente periodicamente acompanha o fluxo de vendas e o compara ao seu nível de estoque, executa inventários (contagem de produtos no estoque) e organiza suas prateleiras (função de estoque).
Vimos que Rita, um tipo de funcionária desejadapor qualquer loja, ocupa o cargo de vendedora, exercendo funções de vendas, de vitrinismo e de estoque. Desse modo, conforme afirmamos, função é o conjunto de tarefas relacionadas às mesmas áreas de trabalho. Outro exemplo seria o professor (função de docência) que acumula a função de coordenador do seu curso (função administrativa), embora, como cargo, seja professor, acumulando funções (funções,não cargos!).
A função pode ser provisória, transitória. Muitos servidores públicos têm seus cargos definitivos e ocupam, temporariamente, funções gratificadas, por exemplo.
E, por fim, o cargo, que é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante. Definir o cargo de uma pessoa em uma empresa significa torná-la responsável por uma série de atribuições sobre asquais deverá responder. Assim, o cargo define papéis.
Leia o pequeno texto a seguir, de autoria desconhecida, que ilustra, ludicamente, o que ocorre em muitas empresas por não definirem papéis e responsabilidades sobre os seus funcionários

O organograma
A palavra organograma significa gráfico dos órgãos ou unidades organizacionais, e esclarece as divisões de trabalho, bem como as relaçõesformais de poder (subordinação e responsabilidade) na organização. O organograma, ao evidenciar essas relações – autoridade e responsabilidade –, é a essência da estrutura organizacional, uma vez que ele apresenta (e representa) todo o panorama de funcionamento e operacionalização de uma instituição, apresentando o número de níveis hierárquicos e amplitude do controle administrativo.
Também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO INDUSTRIAL
  • Gestão industrial
  • Gestão Industrial
  • gestão industrial
  • Gestão industrial
  • Gestão industrial
  • Gestao industrial
  • Gestão Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!