Organizañáo de arquivos

4786 palavras 20 páginas
Introdução

Neste trabalho iremos falar sobre arquivos :

Num sistema de dados há um registro, para cada indivíduo, das entidades de interesse da organização. A coleção de todos os registros para um certo tipo de entidade é chamada Arquivo.
Exemplo: Arquivo de estudantes. A coleção de todos os registros de um certo tipo é chamada de arquivo lógica, enquanto o dispositivo ou meio de armazenamento é conhecido como por arquivo físico. Um rolo de fita magnética e um módulo de disco magnético são tipos de arquivos físicos. Dependendo de seu tamanho, um arquivo lógico pode ocupar somente uma parte de um arquivo físico ou vários deles.

Arquivos

Organização de Arquivos

A forma como se deve organizar um arquivo de dados decorre das necessidades de acesso a ele, da forma de seu processamento e dos recursos à disposição do projetista de sistema. A escolha de determinado método envolve variáveis como o custo, velocidade de processamento e acessibilidade da informação. Os objetivos básicos de uma organização de arquivos são: facilitar a criação e manutenção do arquivo; fornecer um meio eficiente para armazenar e acessar registros no arquivo. E para que estes objetivos sejam alcançados, o projetista deve considerar as características dos dados, o equipamento (incluindo armazenamento) e o software disponível. O importante é atender à necessidade de uso do arquivo, na busca da informação arquivada. Os projetistas de sistema de computadores têm à sua disposição três alternativas básicas para organizar seus arquivos, cada uma com suas particularidades, vantagens e desvantagens.
Organização seqüencial;
Organização direta;
Organização seqüencial indexada. A escolha de uma dessa organizações se dá em função das características do problema que se está resolvendo e dos recursos disponíveis no sistema computacional. Vamos examinar cada um delas:

Organização Seqüencial

Em um

Relacionados

  • Antonio Gramsci Escritos Pol Ticos Vol
    72434 palavras | 290 páginas