ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO ORGANISMOS

605 palavras 3 páginas
Segundo G.Morgan, “As organizações são projetadas à imagem das máquinas, esperando-se que os seus empregados se comportem essencialmente como se fossem máquina”. Este pensamento tem vindo a ser posto em prática, principalmente depois de Revolução Industrial, onde as organizações se adaptaram mais as exigências das máquinas do que as exigências das pessoas. Deste modo, as formas burocráticas monitorizam os processos de administração tal como as máquinas monitorizam a produção, levando a uma mecanização de quase cada aspecto da vida humana, levando os seus membros a adotarem atitudes mecanicistas e não questionadoras limitando a capacidade de ação livre e a criatividade.
Contudo, este modelo mecanicista é apropriado para organizações de produção que utilizem robôs, se encontrem em ambientes simples e estáveis, fabriquem o mesmo produto, as tarefas desempenhadas sejam claramente definidas, a precisão seja a meta e ainda que os operários sejam submissos e comportem-se como o planeado, que não queiram pensar, nem aperfeiçoar as sua habilidades. Levando a uma maior produtividade, facilitando a produção em larga escala e não exigindo habilidades e profissionais qualificados.
No entanto , estas organizações têm maior dificuldade de se adaptar a situações de mudança pois são projectadas para atingir objectivos e não para inovar.
Apesar das organizações serem realidades socialmente criadas por nós, estas construções acabam por exercer um poder e existência próprias, levando a exercer um certo controlo sobre os seus criadores. Esta metáfora apresentada pelo autor, combina a ideia de que as organizações são fenómenos psíquicos, no sentido de serem processo conscientes e inconscientes que as criam e as mantêm como tais, podendo as pessoas tornar-se prisioneiras de imagens, ideias, pensamentos e acções que esses processos acabam por gerar.
Pressupostos falsos, crenças estabelecidas, regras operacionais sem questionamento podem formar pontos de vista muito estreitos do mundo

Relacionados

  • Livro imagens da administração
    161111 palavras | 645 páginas