Organizações como cérebros

1032 palavras 5 páginas
Organizações como Cérebro

Empresa: McDonald’s

Metodologia

Este trabalho foi realizado através de pesquisa exploratória e qualitativa.

Na pesquisa exploratória, foi utilizado o livro Imagens da Organização do Gareth Morgan, onde pode-se rever os conceitos de organização como cérebro e organização como máquinas. Além disso, foi feita a observação do processo de produção e do atendimento ao cliente.

Já na pesquisa qualitativa, foi feita entrevista com uma funcionária da empresa Mc Donalds, onde foi necessária a apresentação de alguns conceitos com base na pesquisa exploratória.

Desenvolvimento

O processo de produção

Quando o cliente faz o pedido o trabalhador coloca no sistema as informações, onde há códigos padronizados. Ao ser lançado no sistema as informações aparecem em uma tela na cozinha com a ordem dos pedidos. Os cozinheiros possuem um modelo de preparação para cada lanche, sem poder alterar o tipo, quantidade ou ordem. Após esse procedimento os lanches são armazenados em um local de fácil acesso para os atendentes. As informações são disponibilizadas em uma tela a outro funcionário, responsável por montar os combos.

Observando o funcionamento da empresa, foi identificado que a possui uma estrutura muito mecanizada onde os funcionários não possuem autonomia para realizar mudanças ou melhorias. Ficando limitadas as tarefas que lhe são impostas. Além disso, quando algum problema surge e sai dos padrões impostos, existe uma certa dificuldade de resolver. Por exemplo, quando há alguma alteração do pedido, os atendentes possuem certa dificuldade ao solucionar o problema.

Conhecimento tácitos e explícitos

Após a explicação do que seriam os conhecimentos tácitos e explícitos, foi perguntado à funcionária de que forma eles estariam presentes em seu ambiente de trabalho. A resposta obtida foi a de que o conhecimento explícito está presente quando ao ingressar na empresa todo o funcionário recebe um treinamento de como

Relacionados