ORGANIZAÇÃO EMPREENDEDORA

311 palavras 2 páginas
A ORGANIZAÇÃO EMPREENDEDORA

Diante das constantes transformações que caracterizam o novo ambiente, as organizações buscam mudanças em suas estruturas, cujo objetivo é a obtenção de vantagem competitiva. Contudo, para que essas ocorram fazem-se necessárias interferências na cultura organizacional, no sentido de proporcionar subsídios para tal (RAUPP, 2003).

Quanto mais a organização tem necessidade de criatividade para corresponder prontamente aos valores emergentes do sistema social, mais deve dispor de pessoas motivadas. Entretanto, quanto mais a organização fica ligada aos velhos métodos organizacionais baseados no controle, mais provoca efeitos desmotivadores e cria barreiras à criatividade, mesmo quando há maior necessidade de estar ativa (DE MASI, 1999).

De acordo com Birley (2001) os líderes de transformação corporativa bem-sucedidas destacam que, para que as transformações funcionem, as organizações devem:

a) desenvolver novas capacidades de processo – isto pode envolver a entrada de pessoas de fora da organização. Significa que as pessoas devem realmente liberar os seus instintos e sentimentos; b) encorajar a experimentação e recompensar o sucesso como definido pela capacidade de tornar a corporação competitiva em termos do cliente. Considerar também gerenciar com sucesso os fracassos; c) aprender como trabalhar em dois rumos diferentes: fazer o que precisa ser feito melhor agora e, simultaneamente, fazer coisas novas que podem demorar mais; d) liberar o empreendimento dentro da organização definindo o risco de forma diferente e tendo pessoas “empreendedoras” tomando decisões-chave sobre os recursos.

Em síntese, pode-se observar que nesse contexto as pessoas assumem um papel muito importante no qual o despertar do espírito empreendedor é fundamental para que a inovação possa estar presente nas organizações empreendedoras, as quais proporcionam um ambiente de realizações necessário para o desenvolvimento das pessoas e

Relacionados