ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO E PESQUISA; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL; ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; LUDICIDADE E EDUCAÇÃO;

1072 palavras 5 páginas
Brinquedoteca

A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional. O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano. A história relata que a brinquedoteca surge com várias denominações como: Teylibrary (biblioteca de brinquedos), na Inglaterra; Ludothéque, na França; Lekoteks na Suécia; no Brasil brinquedoteca ou Ludoteca, sob influências portuguesas que se instalaram em diversos pontos do mundo.
Diante dos diferentes propósitos e características da brinquedoteca, bem como o crescente reconhecimento de sua relevância à educação, a brinquedoteca tornou-se um agente provocador de mudanças no trato educacional, principalmente quando o personagem principal deste espaço lúdico é a criança.
A brinquedoteca vem proporcionar para as crianças um momento livre, onde elas vão representar a sua realidade através dos jogos e dos brinquedos. As crianças irão encontrar um espaço criativo, onde as próprias crianças serão estimuladas com diversos materiais que irão permitir a expressarem sua criatividade, de acordo com Nylse Helena Silva Cunha, criadora da primeira brinquedoteca do Brasil.

“É um espaço onde as crianças... Vão para brincar livremente, com todo o estímulo a manifestação das potencialidades e necessidades lúdicas. Muitos brinquedos jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade (CUNHA, 2001, 15).”

O ambiente da Brinquedoteca deve ser implantado e planejado pensando necessariamente nas possibilidades da criança se socializar, comunicar, expressão e construção dos conhecimentos definido os objetivos e o público-alvo a ser atendido, e assim criar um ambiente onde elas podem ser crianças convivendo com

Relacionados

  • Dossiê Educação.
    102576 palavras | 411 páginas