organizacao do trabalho na escola - filme black

Páginas: 9 (2241 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Língua de sinais através do contato. Tadoma Surdos-Cedos
Professora Carmen Oliveira

Trabalho avaliativo
Escrever um texto que responda a seguinte pergunta:
- Como a escola deve se organizar para realizar a inclusão de pessoas com deficiências?
* Currículo
* Espaço Físico
* Profissionais
*Avaliação

#Introdução
#Desenvolvimento
#Considerações


Referências: Filmes ediscussões em sala



Muitas organizações e comunidades escolares excluem, voluntariamente ou não, tudo aquilo que julgam ser diferente de uma cultura que rege nossa sociedade. Essa exclusão é ainda mais cruel se analisada pela ótica das crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais (NEE), crianças que possuem em seu desenvolvimento motor, físico ou cognitivo alguma peculiaridade que asdiferem de seus pares, exigindo um tratamento especial.
Já que a escola é espaço de encontro de diversos sujeitos (cada qual a sua maneira) e é, ou pelo menos deveria ser, espaço de formação e de desenvolvimento. Espaço que “(...) assegurasse a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, possibilitando uma relação autônoma, crítica e construtiva” (LIBÂNEO, 1998,p.2). Ela deveria ser o espaço de onde surgissem cidadãos conscientes, capazes de iniciar um processo de mudança do quadro de uma sociedade excludente como a nossa.
“(...) pretende não impor para tais alunos facilidades ou dificuldades diferentes dos demais, apenas pensar em estratégias diferentes de planos de ações” (LOPES, 2007, p. 1).
Quando não pior, a vêem apenas como uma ferramentaassistencialista, acreditando que o simples fato das crianças portadoras de alguma necessidade já estarem em uma Instituição regular de ensino é o suficiente. A autora ainda afirma que administradores escolares e professores que assumem tais posturas desconsideram que todos possuem o direito à aprendizagem e ao ensino de qualidade que respeite as peculiaridades de cada um.
Modalidades de ensino, tiposde serviço, grades curriculares, burocracia”
Com essa nova discussão sobre diversidade e inclusão faz-se necessário tecer alguns comentários sobre a relevância social de uma pesquisa que visa problematizar as representações que gestores e professores têm de seus alunos portadores de NEE e quais são os efeitos dessas representações nas práticas educativas direcionadas aos chamados “alunos deinclusão”.
Aqui não delimito apenas deficientes, mas também aquelas pessoas que possuem alguma peculiaridade na aprendizagem que não estão na margem da deficiência física, sensorial ou cognitiva.
Tais movimentos ainda ressaltavam os potenciais benefícios na convivência entre crianças deficientes e crianças não deficientes. Como exemplo, os alunos com deficiências poderiam “(...) participar deambientes mais desafiadores; ter mais oportunidades para observar e aprender com os alunos mais competentes; viver em contextos mais normalizantes e realistas para promover aprendizagens significativas; e ambientes sociais mais facilitadores e responsivos” (MENDES, 2006, p. 388). Já as crianças sem deficiência, os professores poderiam suscitar a discussão sobre “(...) a possibilidade de aceitar asdiferenças nas formas como as pessoas nascem, crescem e se desenvolvem, e promover neles atitudes de aceitação das próprias potencialidades e limitações” (MENDES, 2006, p. 388).
A inclusão desse alunado no ensino regular é necessário a eliminação das barreiras arquitetônicas e a adequação do material didático-pedagógico conforme a necessidades específicas dos alunos, “(...) além da melhoria dequalificação dos professores. Portanto, as escolas que recebem e dão oportunidades a essas crianças precisam se reformular para realmente alcançar eficazmente esses alunos com NEE.
3.2 Integração X e Inclusão de alunos com NEE
A inclusão deve ser baseada na cooperação e na solidariedade, respeitando e valorizando as diferenças, implicando uma mudança de perspectiva educacional, que propõe um modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização do trabalho na escola
  • A organização do trabalho pedagógico na escola
  • O trabalho do pedagogo e a organizaçao do trabalho na escola
  • Trabalho filme entre os muros da escola
  • O PAPEL DO PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA
  • As parcerias na organização do trabalho democrático na escola
  • A organização do trabalho do filme tempos modernos
  • Organização e gestão do trabalho pedagógico na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!