ORGANIZA O E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTALmandar

2302 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Pólo Guaicuru
Curso: Pedagogia

Dayane Vidal - RA: 412628 Karla Vargas - RA: 438570
Patricia Cavalcanti - RA: 435396

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tutora: Ma. Maria Clotilde Bastos
Campo Grande/MS
MARÇO/2015
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da organização e estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro, incluindo desde o órgão da União – Ministério da Educação (MEC) – e suas responsabilidades, até os órgãos estaduais e municipais. Apresenta também estudos a respeito dos aportes legais e recursos que norteiam o Ensino Fundamental.
Veremos que o objetivo de analisar a finalidade do Ensino Fundamental e os limites e possibilidades presentes na gestão da educação, servem para questionarmos quais as principais mudanças devem ser feitas a curto e a longo prazo, com um único objetivo de conseguirmos melhora a nossa educação em toda a sua extensão.
Nesse contexto conheceremos também as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos. Conheceremos diferentes tipos de organizações auxiliares da escola, sua estrutura, formas de funcionamento e contribuições para o alunos, coordenadores, diretores, funcionários, etc. Através da LDB 9394/96 o artigo que define como obrigatório o nível superior para o profissional que atua na Educação Básica no segmento do Ensino Fundamental I, conheceremos a relevância dos debate sobre este tópico.
O relatório será composto de um texto digitado e de um mapa conceitual.

A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental
O Ministério da Educação (MEC) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo

Relacionados