ORGANIZA O E GEST O ESCOLAR julio 1

322 palavras 2 páginas
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
Programa Prós e Contras do dia 04/06/2012
A gestão das Escolas, os “Mega Agrupamentos”.

Este debate teve como tema central a revolução na rede escolar portuguesa, os “Mega Agrupamentos” em que o numero de agrupamentos escolares está a ser reduzido para metade, menos serviços e mais alunos em cada agrupamento.
O secretário de estado João Casanova, referiu que apenas existe esta reorganização escolar devido ás necessidades do país, mas que apesar de diminuir os custos não interfere na qualidade de Ensino.
No entanto a Doutora Paula Romão, directora da Escola Secundária do Castêlo da Maia, passará a ter mais de três mil alunos, sendo ela da opinião que este projecto não beneficia em nada os alunos, mas sim poderá vira a prejudicar, sublinhando que o foco deve ser sempre o aluno e ainda parte da ideia que os Mega Agrupamentos apenas trazem mega problemas e mini resultados.

O professor da Universidade de Aveiro, Jorge Adelino Costa questiona a possibilidade e de continuar a gerir uma escola com o dobro dos alunos e com o mesmo número de recursos e que assim irá se perder a gestão do dia-a-dia das escolas, com esta reorganização.
Já o director do agrupamento de escolas de Albufeira Poente, Aurélio Nascimento, vê que a transmissão de conhecimentos, o claro acto educativo está presente dentro da sala de aula, com ou sem reorganização, considerando que para o ano os alunos estarão dentro de uma sala de aula a receber conhecimentos.
O secretário de estado referiu ainda, que esta reorganização da rede escolar tem como principal objectivo o cumprimento dos alunos da escolaridade obrigatória.
A Doutora Paula Romão, menciona que muitas escolas foram agregadas sem que houvesse um consenso sobre a matéria. Já o professor Adelino Costa, indica que esta reorganização implica um maior controlo das escolas pelo Ministério da Educação visto que será feito uma enorme redução ao número de professores.

Relacionados