ORGANIZA O E DIRE O DA EMPRESA RURAL

1672 palavras 7 páginas
ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO DA EMPRESA RURAL
INTRODUÇÃO
O modelo de exploração agropecuário desenvolvido no Brasil, a partir de cópia de situações apresentadas em outros países, em que se privilegiou a indústria em detrimento das atividades agropecuárias, levou a uma grande evasão do campo para as cidades, na medida em que empobreceu principalmente os pequenos produtores rurais.Os produtores normalmente compram no varejo e vendem no atacado. por exemplo: em uma propriedade que explore a atividade leiteira, são compradas as rações, os medicamentos, fertilizantes e outros no varejo (lojas de produtos agropecuários) e o leite é vendido para uma “cooperativa” ou grande empresa no atacado. observe ainda, que os recursos produzidos vão para as indústrias, penalizando mais uma vez o meio rural.As empresas rurais tiveram necessidade de se estruturarem para competir, e essa se deu, em função do seu tamanho e sua complexidade.
Empresa, trabalhador e legislação trabalhista Existem diversas leis que regem as relações de trabalho, sendo a mais importante a CLT – consolidação das leis do trabalho, na qual se define as diferentes categorias envolvidas nas relações de trabalho, como: “Empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário.” “Considera-se empregador rural, para efeito desta lei, a pessoa física ou jurídica, proprietária ou não, que explore atividade agroeconômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados.” A constituição federal de 1998, equiparou os direitos dos trabalhadores rurais aos dos trabalhadores urbanos, conforme o artigo 7.
As Organizações Uma organização é, antes de mais nada, um grupo de pessoas que se envolve em torno de problemas a serem resolvidos ou de objetivos determinados. Existem duas características que diferenciam

Relacionados

  • beaud
    67903 palavras | 272 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas