ORGANIZA O MUNDIAL DO COM RCIO Pronto

1586 palavras 7 páginas
FACULDADE TECSOMA
Curso de Graduação em Administração

Luana Noroes
Maíra Simões Alves de Oliveira
Raiane Sousa
Sara Alves Oliveira

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO

Paracatu
2015
Luana Noroes
Maíra Simões Alves de Oliveira
Raiane Sousa
Sara Alves Oliveira

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO

Trabalho apresentado como pré-requisito para aprovação parcial na matéria de Comércio Exterior do curso de Administração.

Professora: Gleice Ane Rodrigues Ordone

Paracatu
2015
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. ESTRUTURA DO OMC 5

3. PRINCIPAIS FUNÇÕES 5

4. FERRAMENTAS DA OMC 6

5. PRINCÍPIOS 6

6. RODADAS 7

7. CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

Após a Segunda Guerra Mundial o mundo inteiro se encontrou em um processo de expansão. Teixeira e Preza Junior afirmam que, ocorreu uma ampliação da produção e a necessidade de novos mercados consumidores, consequentemente uma maior troca de produtos. (TEIXEIRA; PREZA JUNIOR, 2007, p. 2). Em outros termos, podemos afirmar que houve um acentuado crescimento nas relações internacionais entre países.
Com tudo, os países desenvolvidos acabavam por exercer pressão sobre os países menos desenvolvidos. Surgiu então a necessidade de um sistema multilateral, onde estabelecesse regras igualitárias e acabasse com a desigualdade entre as negociações feitas entre países.
Em geral a OMC – Organização Mundial do Comércio foi criada com intuito de avaliar as relações entre os países e defender os direitos de países que sofrem pressão, impedindo que os mais fortes devorem os mais fracos, garantindo que nas relações feitas ninguém saia prejudicado. Tem por objetivo a regulamentação do comércio entre os países que são membros da organização, também oferece uma estrutura para que sejam realizadas negociações e formalizações de acordos comerciais.

Ainda que ações unilaterais possam ser vantajosas – o que está longe de ser óbvio quando se considera o conjunto dos interesses

Relacionados

  • beaud
    67903 palavras | 272 páginas